Por Redação A12 Em Santo Padre

Papa Francisco pede ministério sacerdotal centrado na alegria

Missa Crismal no VaticanoA alegria da missão sacerdotal foi tema da Missa do Crisma nesta quinta-feira (17). O Papa Francisco exortou o clero de roma, e também todos os padres da Igreja, a serem alegres em seu ministério a partir de três elementos. "Na nossa alegria sacerdotal, encontro três características significativas: uma alegria que nos unge (sem nos tornar presunçosos), uma alegria incorruptível e uma alegria missionária que irradia para todos e atrai a começar, inversamente, pelos mais distantes", apresentou no início de sua homilia, que foi realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Segundo o Santo Padre, a "alegria do sacerdote é um bem precioso tanto para si mesmo como para todo o povo fiel de Deus".

O Papa refletiu que o presbítero se apresenta pequeno diante de sua missão, mas Deus o cumula de bênçãos para o seu ministério. "O sacerdote é o mais pobre dos homens, se Jesus não o enriquece com a sua pobreza; é o servo mais inútil, se Jesus não o trata como amigo; é o mais louco dos homens, se Jesus não o instrui pacientemente como fez com Pedro; o mais indefeso dos cristãos, se o Bom Pastor não o fortifica no meio do rebanho", assinalou.

Francisco disse ainda que os padres encontram na alegria sacerdotal três irmãs que a completam: a pobreza, a fidelidade e a obediência.

“O sacerdote é pobre de alegrias meramente humanas: renunciou a tantas coisas!", disse referindo-se à alegria do sacerdote que tem como irmã a pobreza.

O Papa disse também que a partir dessa realidade, o presbítero é constantemente interpelado a "sair de si mesmo" para que o seu ministério seja abundantemente fecundo.

Para viver a alegria sacerdotal que tem como irmã a fidelidade, o Santo Padre lembrou aos padres de sua condição humana e indicou que os filhos espirituais que o Senhor concede aos padres são a "chave da fecundidade" que conduz à fidelidade. "Os filhos espirituais que o Senhor dá a cada sacerdote, aqueles que batizou, as famílias que abençoou e ajudou a caminhar, os doentes que apoia, os jovens com quem partilha a catequese e a formação, os pobres que socorre… todos eles são esta 'Esposa' que o sacerdote se sente feliz em tratar como sua predileta e única amada e ser-lhe fiel sem cessar", pontuou o Pontífice.

Quanto à obediência que deve acompanhar a vida sacerdotal, o Papa lembrou que a disposição do padre ao atender à hierarquia da Igreja deve estar alicerçada na união que deseja manter com o Pai, no serviço aos irmãos. 'Onde o povo de Deus tem um desejo ou uma necessidade, aí está o sacerdote que sabe escutar (ob-audire) e pressente um mandato amoroso de Cristo que o envia a socorrer com misericórdia tal necessidade ou a apoiar aqueles bons desejos com caridade criativa".

"A disponibilidade do sacerdote faz da Igreja a Casa das portas abertas", completou.

Ao final de sua reflexão, Papa Francisco expressou o desejo de que “Jesus faça descobrir a muitos jovens aquele ardor do coração que faz acender a alegria logo que alguém tem a feliz audácia de responder com prontidão à sua chamada”, mas também que “conserve o brilho jubiloso nos olhos dos recém-ordenados” e “confirme a alegria sacerdotal daqueles que têm muitos anos de ministério”.

"Sintam, Senhor, a alegria de passar a chama, a alegria de ver crescer os filhos dos filhos e de saudar, sorrindo e com mansidão, as promessas, naquela esperança que não desilude", finalizou.

Na missa crismal, a Igreja celebra a unidade da Igreja diocesana, constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja. Na ocasião são abençoados os Santos Óleos que serão utilizados durante todo o ano pelas paróquias nas cerimônias de batismo, crisma e unção dos enfermos. Na missa, acontece ainda a renovação dos votos sacerdotais pronunciados no dia da ordenação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...