O Papa Francisco encontrou-se, nesta terça-feira (10), com os bispos, sacerdotes, diáconos, pessoas consagradas, seminaristas e catequistas na Catedral da Imaculada Conceição, em Díli, Timor-Leste, no âmbito de sua 45ª Viagem Apostólica Internacional:
“Estou feliz por me encontrar entre vós, no contexto de uma viagem que me vê como peregrino nas terras do Oriente”, disse Francisco no início de seu discurso.
Falando a respeito das fronteiras, onde se encontra o centro do Evangelho, o Papa agradeceu os cristãos do país por estarem nelas:
“Este é um paradoxo que devemos aprender: nos Evangelhos, as fronteiras são o centro, e uma Igreja que não é capaz de chegar às fronteiras e que se esconde no centro é uma Igreja muito doente. Uma Igreja que pensa na periferia, envia missionários, se coloca naquelas fronteiras que são o centro, o centro da Igreja”.
O Santo Padre convidou os timorenses a não se descuidarem de aprofundar a doutrina cristã, de amadurecer a partir da formação espiritual, catequética e teológica.
“Tudo isto serve para anunciar o Evangelho na vossa cultura e, ao mesmo tempo, para a purificar de formas e tradições arcaicas, por vezes supersticiosas. A pregação da fé deve ser inculturada na vossa cultura, e a vossa cultura deve ser evangelizada. E isso se aplica a todos os povos, não apenas a vós.”
Logo após, o Papa se encontrou com crianças e jovens acolhidos pela escola das Irmãs Alma, especializada em atender alunos com deficiência.
Em seu discurso de saudação, disse:
“Gostaria de agradecer-lhes pelo que fazem e gostaria de agradecer também às meninas, aos meninos, aos jovens e às jovens que nos dão o testemunho de deixar-se cuidar por Deus. Pois são eles que nos ensinam como devemos nos deixar cuidar por Deus. Deixar-nos cuidar por Deus e não pelas muitas ideias, projetos ou caprichos. Deixar-nos cuidar por Deus. E eles são os nossos mestres.”
Também nesta terça-feira, o Papa ouviu o testemunho de Irmã Rosa Sarmento, da Congregação das Filhas da Caridade Canossianas, do padre diocesano Sancho Amaral e do catequista Florentino de Jesus Martins, que relataram a sua experiência eclesial, como personagens importantes do país para a propagação da evangelização católica.
Em seguida, o Pontífice celebrou a santa missa na Esplanada de Taçi Tolu, em Díli, Timor-Leste. Na homilia, pediu para que todos se façam pequenos, para que haja abertura à ação do Senhor.
“Fazendo-nos pequenos, permitimos que o Todo-Poderoso faça em nós grandes coisas, segundo a medida do seu amor, como nos ensina Maria no Magnificat e nesta celebração. Jesus quis nascer pequeno para se fazer nosso irmão”.
Francisco concluiu, convidando cada um, enquanto homem e mulher, enquanto Igreja e sociedade, a pedir “a sabedoria de refletir no mundo a luz forte e terna do Deus de amor, daquele Deus que, como rezamos no Salmo responsorial, ‘levanta do pó o indigente e tira o pobre da miséria, para o fazer sentar entre os grandes’”.
O Papa também se encontrou com jesuítas do país. Cerca de 41 padres, entre eles o padre João Felgueiras, de 103 anos, um dos jesuítas mais idosos do mundo, em que seu primeiro ato foi abraçá-lo. Foi o segundo encontro de Papa Francisco com os jesuítas, após o colóquio de cerca de uma hora, realizado no último 4 de setembro, em Jacarta, com 200 confrades.
Acompanhe notícias do Papa em sua viagem apostólica:
:: Papa se encontra com jovens em Papua-Nova Guiné e segue para o Timor-Leste
:: Papa Francisco exorta abertura ao Evangelho e à paz em Papua-Nova Guiné
Papa explica que a verdadeira riqueza é sermos amados por Deus
Durante a oração do Angelus, Papa Francisco refletiu que a felicidade verdadeira vem de "arriscar o amor", doando aos pobres e seguindo Jesus.
Círio de Nazaré: maior procissão do Brasil acontece neste domingo
A programação do Círio de Nazaré, em Belém-PA, começou com uma Missa na Basílica Santuário no dia 8; e inclui a maior procissão do Brasil, atraindo milhões de devotos até o final de outubro.
A12 acolhe peregrinos no Caminho da Fé com gesto especial
Fomos ao Caminho da Fé entregar presentes aos peregrinos, que chegam com esperança ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.