Papa Francisco recebeu, nesta segunda (24), na Sala Clementina, no Vaticano, membros do Círculo de São Pedro, uma instituição de voluntariado presente em Roma a serviço do Pontífice. Na oportunidade, o Santo Padre incentivou o trabalho dos membros e pediu para que não vire história de museu, que continuem propagando a ação.
Cerca de 400 sócios do Círculo São Pedro estiveram neste encontro com o Papa. Eles desenvolvem atividades de voluntariado na capital italiana, a serviço do Pontífice, no campo do acolhimento e do apostolado da caridade.
O Papa iniciou sua saudação afirmando: “Sempre gosto de encontrá-los”, um sinal de gratidão pela dedicação aos pobres de Roma, em nome da Igreja. Em seguida lembrou do livro que foi entregue a ele: “a coleção de todo o magistério dos Papas no Círculo São Pedro, nos 155 anos de sua história”.
Francisco destacou a importância das raízes que são fundamentais para o futuro, e também veio o alerta:
“Tomem cuidado para não 'musealizar' a história de vocês, não 'esterilizar' as raízes! A memória é o órgão do futuro, desde que as raízes permaneçam vivas e bem. É por isso que eu vos incentivo a transmitir o patrimônio de valores e experiências de vocês para os jovens. É preciso que os jovens sigam a frente. Que bonito pensar em um avô do Círculo São Pedro que transmite a sua experiência ao neto! Há tantos aqui, isso é lindo. Pensem em quanta riqueza de fé vivida, de caridade concreta, de amor pelos pobres pode passar pelo exemplo de uma pessoa idosa. E pensem em quanta energia, quanta criatividade, quanto ímpeto um jovem pode dar.”
O pontífice refletiu o exemplo de um futuro santo, o Beato Pier Giorgio Frassati, da cidade italiana de Turim. E ressaltou a importância da continuidade das ações na preparação e na vivência do Ano Santo.
“Roma está cheia de canteiros de obras; bem, são necessários também eles. Mas o 'canteiro de obras' que não pode faltar é o da caridade! Os peregrinos e turistas que vêm a Roma devem 'respirar' o ar da caridade cristã, que não é apenas assistência, é um cuidado com a dignidade, é proximidade, é compartilhamento vivido, sem publicidade, sem holofotes. Com a presença de vocês, com a proximidade, compaixão e ternura, vocês também preparam a cidade para o Jubileu, cuidando não das ruas ou da infraestrutura, mas do coração e da carne dos pobres, que, como dizia São Lourenço, são o tesouro da Igreja”.
Fonte: Vatican News
Como celebrar o Mês da Bíblia em sua comunidade
Quer saber como aproveitar o Mês da Bíblia para engajar sua comunidade? Veja dicas para participar de missas, organizar palestras e promover celebrações especiais. Saiba mais.
Rede Aparecida celebra aniversário com palestra sobre IA para colaboradores
Rede Aparecida celebra aniversário com palestra sobre IA para colaboradores, ministrada pelo professor Fernando Nascimento, destacando sua aplicação na comunicação. Saiba mais.
Conheça o Santuário dedicado à Mãe Aparecida em Jundiaí (SP)
Saiba mais desta Igreja no interior de São Paulo, com a forte devoção mariana.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.