Por Redação A12 Em Santo Padre

Papa preside Via-Sacra no Coliseu de Roma nesta Sexta-feira Santa

“Deus é misericórdia” este é o título das meditações para a Via-Sacra no Coliseu de Roma, que será presidida nesta Sexta-feira Santa (25) pelo Papa Francisco. Os textos propõem meditações sobre as perseguições e a violência que atingiram a humanidade no passado e a atingem também hoje. Há referências aos cristãos perseguidos, ao holocausto dos judeus na II Guerra Mundial e ao drama dos migrantes. Os textos foram escritos pelo Cardeal italiano Gualtiero Bassetti, Arcebispo de Perugia.

via_sacra

As reflexões do cardeal evidenciam que, diante dos medos do homem, da dor, das perseguições e da violência, a misericórdia é o canal da graça que, de Deus, chega a todos. No decorrer das 14 estações, o Arcebispo de Perugia indica que o corpo flagelado e humilhado de Jesus é o caminho da justiça, “a justiça de Deus que transforma o sofrimento mais atroz na luz da ressurreição”.

Na reflexão sobre a terceira queda de Jesus, o cardeal italiano recorda o sofrimento das famílias em crise, de quem não tem trabalho ou dos jovens com empregos precários.

Os textos falam ainda das “crianças profanadas na sua intimidade”, que sofreram abusos ou foram desrespeitadas na sua dignidade.

A celebração tem início às 21h15 (17h15, hora do Brasil).

Todos os anos, o Papa pede a um autor diferente a redação dos textos de reflexão apresentados nas estações da Via-Sacra de Sexta-feira Santa.

Nos últimos anos, as meditações tinham sido confiadas ao cardeal Béchara Boutros Raï, patriarca de Antioquia dos maronitas (Líbano), com a colaboração de vários jovens do seu país (2013); ao arcebispo italiano dom Giancarlo Maria Bregantini (2014); e ao bispo italiano dom Renato Corti, antigo responsável pela diocese de Novara (2015).

O livreto da Via-Sacra (em português) pode ser baixado aqui

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.