Santo Padre

Papa recebe CEOs e diretores e clama: “incluam os pobres nas empresas, para bem de todos”

“Desconfiem de uma certa "meritocracia" que é usada para legitimar a exclusão dos pobres”, disse o Papa.

Escrito por Redação A12

15 JUN 2024 - 11H48 (Atualizada em 15 JUN 2024 - 12H26)

Vatican Media

Na manhã deste sábado (15/06), em audiência no Vaticano, o Papa recebeu um grupo de CEOs e diretores de grandes empresas e bancos, que fazem parte de uma rede que busca viver os princípios da Laudato si', a Sustainable Markets Iniciative.

Já no início de sua saudação Papa Francisco fez uma observação aos membros.

As funções que vocês são chamados a desempenhar são cada vez mais decisivas não apenas na vida econômica, mas também social e política. As grandes empresas são participantes da dinâmica das relações internacionais. Portanto, vocês se veem tomando decisões que têm um impacto sobre milhares e milhares de trabalhadores e investidores, e cada vez mais em escala global”.

Papa alertou ainda que é preciso tomar consciência da realidade econômica e política e analisá-la de forma crítica, com discernimento, para que possa exercer plenamente a responsabilidade pelos efeitos, diretos e indiretos, de suas escolhas. Porque hoje, mais do que nunca, a economia é maior do que a economia.

E de forma breve, Francisco falou sobre três desafios: o cuidado do meio ambiente, o cuidado dos pobres e cuidado dos jovens.

Vatican Media
Vatican Media
Papa em audiência com os CEOs de importantes realidades econômicas

Cuidado com o meio ambiente

O Santo Padre os convidou a colocar o meio ambiente e a terra no centro de sua atenção e responsabilidade.

Não é mais suficiente cumprir as leis dos Estados, que são muito lentas: é preciso inovar. A inovação do empreendedor de hoje deve ser, primeiramente, inovação no cuidado com a casa comum”, ressaltou.

Estamos em uma época de grave crise ambiental, que depende de muitos atores e fatores, incluindo as escolhas econômicas e comerciais de ontem e de hoje. antecipando o futuro, com escolhas corajosas e de longo alcance que possam ser imitadas, lembrou o Pontífice.

Cuidado com os pobres

A "economia circular" tornou-se uma palavra-chave, exigindo a reutilização e a reciclagem de resíduos. Mas, embora reciclemos materiais e o descarte de materiais, ainda não aprendemos - permitam-me a expressão - a "reciclar" e não descartar as pessoas, trabalhadores, especialmente os mais frágeis, para os quais a cultura do descarte geralmente prevalece, disse Francisco.

Neste momento de sua saudação, o Papa fez uma exortação como forma de urgência aos presentes:

Desconfiem de uma certa "meritocracia" que é usada para legitimar a exclusão dos pobres, julgados como deméritos, a ponto de considerar a própria pobreza como uma culpa. E não se contentem com um pouco de filantropia, pois isso é muito pouco: o desafio é incluir os pobres nas empresas, fazer com que eles se tornem recursos para o benefício comum. Isso é possível. Sonho com um mundo em que os descartados possam se tornar protagonistas da mudança - mas parece-me que um certo Jesus já conseguiu isso, não acham"?

Vatican Media
Vatican Media
Papa em audiência com os CEOs de importantes realidades econômicas


Cuidado com os jovens

Por fim, Francisco falou os pobres de nosso tempo: pobres em recursos, oportunidades e futuro.

Pediu "hospitalidade corporativa", para acolher generosamente os jovens, mesmo que eles não tenham a experiência e as habilidades necessárias, porque todo trabalho só pode ser aprendido com o trabalho. Incentivou os CEOs e diretores a serem generosos, a receberem jovens, dando-lhes uma antecipação de futuro para que toda uma geração não perca a esperança.

Vocês têm uma grande e bela responsabilidade, concluiu o Papa.

“Que o Senhor os ajude a usá-la e a fazer escolhas corajosas, em benefício do meio ambiente, dos pobres e dos jovens. Esse será o investimento, também econômico, mais frutífero”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...