Por Redação A12 Em Santo Padre Atualizada em 13 MAR 2020 - 08H32

Papa reforça importância da mulher na vida da Igreja e da Sociedade

Papa reforça importância da mulher na vida da Igreja e da Sociedade">Durante uma audiência, neste sábado (25),  o Santo Padre recebeu os participantes do Congresso Nacional do Centro Italiano Feminino.

Em seu discurso, Papa Francisco recordou as ações promovidas pelo Centro durante os seus quase 70 anos de existência, em particular, as obras que fez no campo da formação e da promoção humana, e o testemunho que deu sobre o papel da mulher na sociedade e na comunidade eclesial.

“Ao longo das últimas décadas, ao lado de outras transformações culturais e sociais, também a identidade e o papel da mulher na família, na sociedade e na Igreja, conheceram mudanças significativas e, em geral, a participação e a responsabilidade das mulheres tem vindo a aumentar”, frisou.

Papa Francisco destacou a importante contribuição das mulheres na defesa dos vulneráveis. “Quero destacar a indispensável contribuição da mulher na sociedade, de modo particular a sua sensibilidade e intuição em relação ao próximo, ao fraco e indefeso. Alegro-me ao ver o grande número de mulheres, que compartilha de algumas responsabilidades pastorais, mediante o acompanhamento de pessoas, famílias e grupos e a reflexão teológica”.

O Pontífice também desejou que se alarguem os espaços para uma presença feminina mais capilar e incisiva na Igreja, ao mesmo tempo não esquecendo o seu cuidado imprescindível com a família, recordando trecho da Exortação Apostólica ‘A alegria do Evangelho’:

“Estes novos espaços e responsabilidades que se abriram (…) não podem fazer-nos esquecer o papel insubstituível da mulher na família. As qualidades de delicadeza, uma particular sensibilidade e ternura, assim tão abundantes na mente feminina, representam não apenas uma verdadeira força para a vida das famílias, para a irradiação de um clima de serenidade e harmonia, mas também uma realidade sem a qual a vocação humana seria irrealizável”.

Ao concluir a mensagem, disse que é pelo diálogo com Deus, pela sua Palavra, na graça dos sacramentos que a mulher cristã  ”procura sempre de novo responder ao chamada do Senhor, no concreto da sua condição; uma oração sempre apoiada pela presença materna de Maria que saberá mostrar o caminho a percorrer, para aprofundar o significado e o papel da mulher na sociedade e para ser totalmente fiel ao Senhor Jesus Cristo e à própria missão no mundo”.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...