O Papa realizou hoje uma visita privada à terra de São Francisco para celebrar os 800 anos do ‘Perdão de Assis’ e afirmou que a “estrada do perdão pode renovar a Igreja e o mundo”.
“O mundo tem necessidade de perdão; demasiadas pessoas vivem fechadas no rancor e incubam ódio, porque são incapazes de perdão, arruinando a vida própria e a dos outros, em vez de encontrar a alegria da serenidade e da paz", disse o Papa na igreja da Porciúncula, em Assis, na Itália.
Francisco visitou a Basílica de Santa Maria dos Anjos, centro do franciscanismo, onde se encontra a pequena igreja. Porciúncula significa pequena porção, em italiano, e denomina a pequena construção que fica dentro da basílica. Ela foi a terceira igreja a ser restaurada por São Francisco de Assis, antes de fundar a Ordem dos Frades Menores, em 1209.
Na Basílica de Santa Maria dos Anjos e na capela da Porciúncula o Papa fez uma oração em silêncio por alguns minutos, e em seguida deixou uma reflexão sobre o Evangelho de São Mateus (18, 21-35).
Na passagem bíblica onde Jesus diz que cada um não deve perdoar até 7 vezes mas até 70 vezes 7, o Papa desafiou os presentes a serem humildes “sinais do perdão e instrumentos da misericórdia".
“Oferecer o testemunho da misericórdia no mundo de hoje é uma missão a que nenhum de nós pode evitar”, disse o Santo Padre.
Francisco advertiu que “o drama da humanidade” é que cada pessoa pede misericórdia quando é “devedor” e invoca a justiça nos casos em que é credor.
“Não é esta a reação dos discípulos de Cristo e não pode ser este o estilo de vida dos cristãos. Jesus ensina-nos a perdoar e a fazê-lo sem limites”, frisou.
No fim da reflexão, Francisco convidou todos os presentes a procurar o "sacramento do perdão” e convidou os sacerdotes e bispos presentes a “oferecer o perdão”. Francisco aproveitou a ocasião e dirigiu-se a um confessionário onde permaneceu atendendo confissões.
O Papa Francisco já visitou Assis em 4 de outubro de 2013, sendo o primeiro pontífice, em oito séculos, a visitar a 'sala do despojamento' de São Francisco, o santo que o inspirou na escolha do nome para o pontificado.
Veja como foi a visita:
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.