Santo Padre

Ucrânia quer visita do Papa Francisco: “Pode afetar o curso da guerra”

O Pontífice, que já recebeu o convite para estar no país do leste europeu, disse que a proposta está na mesa para avaliação

Escrito por Guilherme Gomes

06 ABR 2022 - 13H52 (Atualizada em 06 ABR 2022 - 14H12)

Vatican Media

Leia MaisEm viagem internacional, Papa fala sobre a guerra e migração Papa sobre visitar Ucrânia: “A discussão está na mesa”8 curiosidades que fazem o Papa ser gente como a gente

O Papa Francisco vem tentando mediar o conflito entre Rússia e Ucrânia desde o início da guerra no leste europeu. Dessa vez, o governo ucraniano quer a visita do Pontífice em Kiev, capital do país.

Hoje, isso pode afetar o curso da guerra”, disse Andriy Yermak, chefe de gabinete do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

A declaração se deu após o Papa Francisco, durante sua tradicional Catequese nesta quarta-feira (06), no Vaticano, exibir a bandeira da Ucrânia vinda da cidade de Bucha, próxima de Kiev, e que foi alvo de um massacre. Corpos foram encontrados pelas ruas após a retirada dos militares russos.

Parecia improvável o Papa aceitar o convite do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para visitar a Ucrânia. Mas em conversa com jornalistas que o acompanharam na viagem a Malta, no último sábado (02), o Papa não descartou uma visita ao país do leste europeu.

Perguntado sobre a possibilidade de considerar o convite feito pelo presidente ucraniano, Francisco foi categórico:

Sim, (a discussão) está na mesa”, disse o Santo Padre.

Em março, quando aconteceu o convite, que foi estendido a vários líderes mundiais, o Pontífice não demonstrou intenção de ir até o país invadido pela Rússia.

Desde então, o Papa Francisco tem feito reiterados pedidos de paz, convidando os fiéis a um dia de jejum e oração para o fim do embate entre as duas nações. Inclusive, o Santo Padre já trocou telefonemas com o presidente Zelensky para uma tentativa de mediação no conflito.

.:: Veja a biografia especial do Papa Francisco 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Guilherme Gomes, em Santo Padre

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...