Uma noite festiva para renovar a esperança! Assim foi a Vigília Pascal no Santuário de Aparecida, com a Casa da Mãe cheia de devotos, neste sábado (16) santo.
A celebração presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, teve início do lado externo da Basílica, no Memorial dos Construtores, para a bênção do fogo novo e em seguida, a preparação do Círio Pascal, que representa a luz de Cristo Ressuscitado no mundo.
Com as velas acesas, os devotos adentraram o Santuário para acompanhar a liturgia que contou ainda, com mais três momentos significativos: a liturgia da Palavra, com as leituras; a liturgia Batismal, com a renovação das promessas batismais e a liturgia Eucarística, recordando a grande Páscoa de Jesus.
Na homilia, Dom Orlando iniciou sua reflexão desejando a bênção da Páscoa, o abraço da Páscoa e ainda uma Feliz Páscoa. Comentando o evangelho, lembrou as mulheres foram até Jesus em seu túmulo, afirmando que quem tem fé procura a Deus.
“Nunca haveria missão sem ressurreição e também nunca haveria discipulado sem ressurreição”.
Destacou algumas realidades do mundo, afirmando que são túmulos que precisam da ressurreição, motivando todos a acreditarem e buscarem Deus, para que a ressurreição aconteça em todas as áreas da vida.
“Que pena que crescem túmulos no nosso tempo, não só pela pandemia, mas também pelas guerras e pelas violências. Que o Senhor Ressuscitado entre em nossos túmulos e nos também, possamos ressuscitar de nossos defeitos, de nossos pecados”.
Dom Orlando salientou a necessidade de todos fazerem uma experiência viva de fé, que seja forte, decisiva, transbordante e que resulte na defesa da vida e na paz no mundo.
“Vamos pedir a graça de sermos testemunhas da ressurreição. Para levar ao mundo uma labareda da fé, um incêndio da ressurreição, que é exatamente a defesa da vida. Da vida ecológica, da vida intrauterina, da vida integral, vida humana, da vida cristã, da vida eterna”.
Indicou que a alegria é uma característica do Cristo Ressuscitado, sugerindo algumas ações para que as trevas e as feridas do mundo sejam vencidas.
“Possamos nós com um sorriso, com o bom humor, com um elogio, com um aperto de mão, com a boa amizade, com uma consolação a alguém, levarmos também a alegria do Ressuscitado que o mundo tanto precisa”.
O arcebispo finalizou sua homilia ressaltando:
“Vamos ser labaredas, vamos ser astros, para incendiar o mundo, iluminar a humanidade e assim, aquecer o mundo... o círio verdadeiro é você, vos sois a luz do mundo”.
1/18
Durante a Vigília Pascal por várias vezes Dom Orlando pediu orações pela guerra na Ucrânia, e ainda, pelos professores, educadores e catequistas já que neste ano de 2022, a Campanha da Fraternidade teve como tema ‘Fraternidade e Educação’.
No final da celebração, para saudar a todos que acompanharam e desejar Feliz Páscoa, o reitor do Santuário, padre Eduardo Catalfo deixou sua mensagem e aproveitou para lançar um desafio ao devotos.
“Nós começamos hoje esse tempo bonito da Páscoa, tempo de esperança, tempo de vida nova e desde já, faço um desafio para vocês: venham rezar aqui na Casa da Mãe, aqui em Aparecida, porque a Mãe quer ter todos os filhos ao seu redor. Na casa da Mãe é onde eu quero estar, na Casa da Mãe é onde eu quero rezar. A nossa saudação muito alegre, festiva, pascal a todos vocês peregrinos de Nossa Senhora Aparecida”, expressou padre Catalfo.
A programação da Páscoa do Senhor no Santuário continua no domingo (17) com a Procissão da Ressurreição às 6h30 e durante todo o dia, a celebração da Missa de Páscoa. Clique aqui para conferir os horários.
Acompanhe pela Rede Aparecida de Comunicação, pelas redes sociais do Santuário de Aparecida e no Aparecida ao Vivo.
Angelus após alta do Papa: "Experimentei a paciência do Senhor"
Após alta do Santo Padre, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou o texto preparado para o Angelus deste domingo (23).
1ª Reunião do Conselho Permanente da CNBB é concluída
A primeira reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) neste ano de 2025 chegou ao fim nesta quinta-feira.
Quaresma: a santidade é um chamado para todos os cristãos
A santidade é um chamado para todos os cristãos, vivida na justiça, comunhão e fidelidade à Palavra de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.