Por Redação A12 Em Redação A12 Atualizada em 21 OUT 2019 - 14H14

São Paulo sediará encontros de estudos sobre o Santo Sudário

Paolo Gallo/Shutterstock
Paolo Gallo/Shutterstock


Já imaginou analisar um dos mais instigantes enigmas ainda presentes na humanidade, o Santo Sudário de Turim, recorrendo a áreas do conhecimento que, a princípio, parecem completamente distintas entre si, mas estão mais interligadas do que se imagina? Pois é.

A partir do dia 29 de outubro, em São Paulo (SP), inicia-se um projeto de cinco encontros, aonde se apresenta a relíquia não apenas como um mero objeto de cunho religioso e histórico – cuja influência ajudou a moldar a iconografia de Jesus Cristo –, mas como algo que transcende o sacro e adentra tanto no campo artístico, quanto no científico. É um curso é ministrado pelo pesquisador da arte medieval, renascentista e seiscentista, Prof. Dr. Jack Brandão, um dos mais renomados estudiosos do Santo Sudário no Brasil.

Leia MaisObra sacra do Santuário motiva a reflexão da Paixão e Morte de CristoHá mais de 30 anos, o pesquisador estuda o Sudário com o intuito de explicar por que a relíquia católica não é uma construção medieval, conforme foi apregoado em 1988, após o resultado do exame de carbono 14, e em 2018, por pesquisadores da Liverpool John Moores University, no Reino Unido, e da Universidade de Pavia, na Itália, após realizarem experimentos com sangue humano, manequins e voluntários – embora todos os resultados tenham sido contestados. Para isso, aliado às contribuições da Religião e da Ciência, ele fundamenta-se em estudos artísticos para desconstruir tal afirmação de construção medieval.

No decorrer dos encontros, o professor também fará uma contextualização e análise crítica de possíveis trajetórias da relíquia ao longo dos séculos; abordará a influência do Sudário na arte como modelo paradigmático da representação de Jesus Cristo; tecerá reflexões acerca da visão científica do Sudário a partir da fotografia de Secondo Pio no século XIX e dos resultados do grupo estadunidense STURP; além de realizar uma rica análise de obras artísticas com e sem a influência da relíquia.

O conteúdo servirá de embasamento para estudiosos de arte, historiadores, profissionais ligados à literatura e à comunicação social, a religiosos, a pesquisadores, a professores que pretendam desenvolver o tema em sala de aula, bem como a profissionais de todas as áreas, a estudantes universitários e a interessados em geral que terão a chance de se aprofundar num estudo inédito sobre a relíquia.

Serviço:

Curso livre Santo Sudário de Turim: tudo o que você precisa saber!

Período: 29 de outubro e 5, 12, 19 e 26 de novembro de 2019.

Horário: 19h às 21h30 

Carga horária: 13 horas

Inscrições: cursos_inscricoes@condesfotosimagolab.com.br

Mais informações: (11) 4663-7067 / http://condesfotosimagolab.com.br/sudario_turim.htm

Local: Colégio Maria Imaculada

Endereço: Av. Bernardino de Campos, 79 – Próximo ao Metrô Paraíso (sentido Avenida Paulista)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.