Por Pe. Inácio Gebert, C.Ss.R.| Em Notícias

Equipe de Lages inicia missões em Xavantina (SC) no mês de maio

Xavantina em missão

De 02 a 22 de maio a paróquia Nossa Senhora do Rosário de Xavantina, município no Oeste Catarinense, localizado na diocese de Chapecó, terra da Suinocultura, acolhe as Missões Redentoristas. Esta é uma região de terreno muito acidentado, com altos morros e vales profundos, mas de grande fertilidade. O povo que aqui vive é de origem italiana em sua quase totalidade, povo trabalhador, sofrido, mas valente para dar conta do serviço e produzir abundantes produtos num terreno difícil. Na região desponta também a criação de gado leiteiro e produção variada para subsistência.

Como o terreno é de difícil manejo, muitos agricultores, no passado, fizeram a plantação de eucalipto, pensando de no futuro tirar um bom lucro. Como agora a extração de madeira é feita com novas tecnologias que exigem terreno plano, estas plantações estão hoje sem valor. 

Igreja matriz  Nossa Senhora do Rosário
Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário

Organização paroquial

A paróquia Nossa Senhora do Rosário conta com 16 comunidades organizadas, sendo duas pequenas, numa região mais difícil ainda de trabalhar a terra. A grande maioria da população é católica, num universo de 4.000 habitantes. Só existem duas pequenas igrejas evangélicas pentecostais.

O pedido das Santas Missões aconteceu por meio do Pe. Adir Rodrigues, sacerdote diocesano que muito acredita no valor e na força das missões. Acompanhou e incentivou o povo em todo período da Pré-Missão. O novo pároco, Pe. Cristiano assumiu a missão de corpo e alma. Também jovem e dinâmico sacerdote diocesano com grande espírito missionário.

Formação das Lideranças à frente os padres Adir e CristianoA Igreja é por essência Missionária e todo cristão é missionário. Ser missionário é sair do seu “pequeno” mundo, ampliando o horizonte, sendo uma Igreja de “Saída”, como convoca o Papa Francisco. Quando numa paróquia, mesmo tradicional, como Xavantina, o pároco tem espírito missionário, ele faz a comunidade eclesial caminhar, ir ao encontro, somar forças nas pastorais, movimentos populares, formando parcerias para a construção do Reino de Deus.

As missões ajudam a comunidade a despertar, saindo do seu lugar para abrir novos caminhos de mais vida e fraternidade. Assim Xavantina recebe a graça das missões, realizando uma bela caminhada em mais de uma centena de grupos de famílias, animados por mais de 200 missionários locais para dinamizar a vida da comunidade paroquial Nossa Senhora do Rosário.

Equipe missionária

Em Xavantina, a missão contará com uma equipe formada pelo Pe. Sebastião Marques, da Província de São Paulo, e mais os padres Roberto Pimenta, Enio Biasi e Inácio Gebert. Padre Elmar Lenhard atuará em duas comunidades e o padre Radamés Centenaro missionará uma comunidade integrando a equipe que estará missionando a matriz.

Que as bênçãos de Deus estejam na vida desse bom e laborioso povo xavantinense. 

Cururupu (MA) e Descanso (SC)

A Equipe Missionária finalizou também mais uma fase da preparação da Missão em Cururupú (MA) e neste mês de abril atuou na preparação da Missão de Descanso (SC), na Paróquia Santo Estanislau, com suas 34 comunidades rurais e urbanas dirigida pelo Pe. Egídio Balbinot, sacerdote diocesano de Chapecó (SC). 

Pe. Inácio Gebert, C.Ss.R.
Equipe Missionária de Lages/SC

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Inácio Gebert, C.Ss.R.|, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.