Por Pe. Maurício Brandolize e Pe. Inácio Medeiros. Em Notícias

Missão Interprovincial Redentorista em Trindade (GO)

Avança o processo de evangelização extraordinária em Trindade, Trindade II, Abadia, Campestre e Santa Bárbara, GO. 

Este ano será extraordinário para cinco paróquias que estão sob os cuidados dos missionários redentoristas na região central do Brasil, em Goiás. Em julho e agosto acontecerá um momento forte de evangelização em cinco paróquias de cidades da região de Trindade. Mas a evangelização já começou. Desde agosto de 2015 está sendo feita uma esmerada preparação. A equipe de coordenação se movimenta e coloca as lideranças a trabalharem. Pe. Toninho (Antonio Desidério Frabetti), redentorista da Província de São Paulo, coordena uma equipe formada pelos missionários redentoristas goianos padres José Bento, Oliveira e Fábio Pascoal. Todas as comunidades das cinco paróquias já foram visitadas e no momento se faz a tabulação dos dados sociorreligiosos que foram colhidos.

Pe. Toninho Dezidério organiza as lideranças das comunidades

Primeira fase

Como é sabido de todos, as Santas Missões sempre são realizadas em diversas etapas. A primeira fase já aconteceu. Nesta etapa as Comunidades receberam a visita do coordenador geral das Missões, Pe. Toninho, que encaminhou o trabalho com os leigos que procuraram conhecer melhor a realidade social e religiosa de suas Comunidades. Para isso houve um árduo trabalho fazendo um levantamento sociorreligioso através de um fichário especial em cada residência. E os dados são até surpreendentes, e ali, à sombra do Santuário de Trindade, também se constata uma proliferação dos grupos religiosos independentes. 

As cidades

Foto de: arquivo. 

Pe. Toninho preparado para a Missão

Padre Toninho Desidério,
da Província de São Paulo
coordena o trabalho missionário
em Trindade. 

As missões abrangerão as cidades de Santa Bárbara de Goiás, Campestre de Goiás, Abadia de Goiás e Trindade, todas elas sob a responsabilidade dos missionários redentoristas. A cidade de Trindade, onde se localiza o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e que acolhe romarias de todo o Brasil, é organizada em duas paróquias: Divino Pai Eterno (pároco Pe. José Bento) e Nossa Senhora da Guia (pároco Pe. Walmir Garcia), localizada na região chamada Trindade II. Os párocos das Paróquias de Santa Bárbara (Pe. Idemar) e Campestre (Pe. Nildo Barbosa) residem em Trindade. O pároco de Abadia (Pe. Edson) reside na casa do Noviciado.

A Paróquia Divino Pai Eterno está dividida em oito Regiões Pastorais: Pai Eterno, Menino Jesus, Santíssimo Redentor, São João Batista (Setor Sul), Nossa Senhora da Abadia, São Sebastião, São Francisco e Nossa Senhora da Conceição.

A Paróquia Nossa Senhora da Guia se localiza na região chamada Trindade II, com dezenas de bairros periféricos à margem direita de quem vai de Goiânia a Trindade pela Rodovia dos Romeiros. É uma populosa região que ultrapassa 60 mil habitantes. São 24 Comunidades com suas 18 igrejas e seis que se reúnem nas casas para suas celebrações. 

O que vem pela frente...


Terminada a fase da visitação às paróquias e comunidades, com a supervisão e animação da Equipe de Coordenação, está sendo feito um trabalho detalhado de tabulação dos dados recolhidos que levarão ao conhecimento mais completo da realidade sociorreligiosa de cada paróquia, com seus progressos e belezas, mas também com seus desafios, alguns muito próprios da realidade de mundo moderno.

A partir de julho começa a terceira fase das missões, com a evangelização das comunidades, iniciando pelas cidades menores do entorno de Trindade, para que, quando o mês de agosto chegar, mais de 90 missionários venham de todas as unidades redentoristas do Brasil para um grande mutirão de evangelização destas terras goianas que por primeiro receberam o anúncio da Copiosa Redenção. 

Pe. Maurício Brandolize, C.Ss.R.
Província de Goiás
Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Equipe de comunicação Santas Missões

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Maurício Brandolize e Pe. Inácio Medeiros., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.