Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. Em Notícias

Missão Redentorista atinge paróquia de Pouso Alegre (MG)

Depois de quatro anos, mais uma paróquia da cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais, recebe a graça das Santas Missões. Desta vez o trabalho missionário atinge a Paróquia São Geraldo no bairro que leva o mesmo nome do santo redentorista. A paróquia se formou ao longo da estrada que dá acesso à Rodovia Fernão Dias que liga a cidade de São Paulo a Belo Horizonte. Nessa paróquia existe uma rede de 06 comunidade. Hoje, Pouso Alegre é uma das mais prósperas cidades do sul de Minas Gerais. 

O trabalho missionário começou em fevereiro e se estende até maio. Nesse mês, os missionários visitaram as comunidades e realizaram o Dia de Formação com as lideranças. Ao longo do mês, a missão se concretiza na visita dessas lideranças às casas das diversas comunidades e setores. 

missoes_redentoristas_na_paroquia_sao_geraldo_em_pouso_alegre

Missão 2016

A pedido de seu pároco padre  Luiz Carlos Osti, a paróquia recebe a graça das Santas Missões em suas 06 comunidades: Matriz de São Geraldo; Comunidade Nossa Senhora de Nazaré (Ranchinho), Comunidade São Francisco; Comunidade Beata Francisca de Paula, Comunidade Nhá Chica, Comunidade Nossa Senhora Aparecida e Comunidade São Miguel.

O Bispo Diocesano é o redentorista Dom José Luiz Majella Delgado que acolhe carinhosamente as Santas Missões. Padre Luiz Carlos tem muita esperança nos frutos da Missão Redentorista.

Foto de: arquivo provincial. 

Pe. Moacyr - Santas Missões de 1981

Padre Moacyr com crianças nas missões de 1981. 

Missão da Visitação. A Coordenação desta Missão foi confiada ao Pe. José Moacyr de Castilho Chagas,C.Ss.R. da Equipe Missionária de São João da Boa Vista, que por sinal pregou as missões neste local em 1981. No dia 13 de Fevereiro de 2016, chegaram à Paróquia o Pe. Moacyr e a Irmã Rita Maria, MC para os primeiros passos concretos da Missão. Logo se iniciou o trabalho de organização dos Setores Missionários. Houve muita dificuldade em se encontrar pessoas dispostas a assumir a coordenação destes setores. Por isso, muitos deles tiveram de se unir, afim de não ficarem sem participação na 2ª fase das missões.

Missão nas famílias. No dia 01 de Abril, os Missionários Pe. Moacyr, Pe Herivelto e Pe. Pessanha estiveram na paróquia para realizar as visitas às comunidades, além dos demais contatos e encaminhamentos próprios dessa fase. No dia 03 de Abril, aconteceu o Dia de Formação para as lideranças das comunidades e dos Setores Missionários realizado no Salão Paroquial, ao lado da Igreja. Com cerca de 100 coordenadores presentes.

Tempo forte de evangelização. A partir do dia 03 de abril, após o Envio Missionário dos Coordenadores e Auxiliares dos setores, serão mais de 30 dias de evangelização, casa por casa, família por família, num grande mutirão de evangelização Neste tempo, como sempre acontece nas paróquias missionadas, seguramente muitos cristãos afastados voltarão para o seio da comunidade. E também já se preparará a 3ª fase das missões.

Em maio, as 06 Comunidades que formam a paróquia viverão o tempo da Graça de Deus, com a presença dos missionários nas comunidades, com a seguinte distribuição:

De 06 até 12 de Maio: Comunidade Beata Francisca de Paula, Nha Chica, Nossa Senhora Aparecida e São Miguel;
De 12 a 22 de Maio: Comunidades Matriz de São Geraldo, Nossa Senhora de Nazaré e São Francisco.

Que a graça de Deus possa atuar na vida e no coração de todos e que o povo se abra mais uma vez ao anúncio e vivência da Copiosa Redenção.

Conheça a história da Paróquia São Geraldo

A principio, o que existia era um grande terreno frequentemente alagado pelas enchentes do riacho Mandu. Foi necessário fazer um grande aterro para a construção da estrada, o que se estendeu depois pelas laterais e ao longo da estrada, surgindo uma área de terrenos aterrados, propiciando a construção de casas simples, ainda hoje sujeitas a enchentes. Por esta razão veio o antigo nome do bairro “Aterrado”, que hoje não se usa mais.

Uma capela, chamada carinhosamente de “Capelinha” foi construída em honra de São Geraldo Magela, distando cerca de dois quilômetros da Catedral, no centro de Pouso Alegre. Hoje, há outra igreja de médio porte, situada mais distante da movimentada Avenida Costa Rios.

Atualmente o bairro compreende uma população de cerca de 15 mil pessoas, a maioria vinda de outras cidades ou da zona rural do próprio município, que vive do comércio na cidade. Próprio de uma periferia, o bairro tem seus problemas de arruamento estreitos, alagamentos, refluxo de odores de esgoto,etc... A população jovem parece sem muita perspectiva, aprecia ouvir música em som alto em seus aparelhos potentes e barulhentos, espalhados pelas casas e calçadas. Outros problemas como bebida, violência ocorrem pelo bairro, Como ocorre nas periferias das grandes cidades, também aqui se encontram mais de 60 “igrejas” evangélicas. 

Histórico da Paróquia

Após as Santas Missões Redentoristas de 1981, foi formada a Comunidade que levou o nome de São Geraldo. A princípio esta comunidade se reunia num galpão de lona, Cresceu a população, o número de moradias aumentou a a comunidade foi se fortalecendo. Em 2006, a comunidade tornou-se uma paróquia com vida própria, desmembrada da Catedral Senhor Bom Jesus. 

RAIO X  DA MISSÃO:  

Cidade: Pouso Alegre, MG
Paróquia: São Geraldo Magella
Arquidiocese: Pouso Alegre, MG
Arcebispo: Domo José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R.
Pároco: Pe. Luiz Carlos Osti
População: 15 mil pessoas
Evangelizadores: 120 pessoas
Coordenador da Missão: Pe. José Moacyr de Castilho Chagas, C.Ss.R.
Irmã Missionária: Ir. Rita Maria de Freitas, MC 

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R. 
Equipe de Comunicação 
Santas Missões                     

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.