Por Pe. Toninho Em Notícias

Missões em Trindade: É tempo de Misericórdia

Este ano de 2016 está sendo extraordinário para cinco paróquias sob os cuidados dos Missionários Redentoristas na região de Trindade, em Goiás. Agora acontece o momento forte de evangelização. Mas a evangelização já começou em agosto de 2015 com uma intensa preparação com visitas às famílias e encontros de oração e reflexão domiciliares.

A equipe de coordenação se movimentou e colocou as lideranças das comunidades para trabalharem. Sob a coordenação geral do Pe. Toninho (Antonio Desidério Frabetti), redentorista da Província de São Paulo, todas as comunidades das cinco paróquias foram visitadas.

No dia primeiro de agosto, com uma grande concelebração eucarística, no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, deu-se o início oficial das Missões Populares pregadas pelos redentoristas. 

Primeira fase

As Santas Missões se realizam em diversas etapas. Na primeira as Comunidades receberam a visita do coordenador geral das Missões, Pe. Toninho, que encaminhou o trabalho para os leigos procurarem conhecer melhor a realidade social e religiosa de suas Comunidades.

Para isso houve um árduo trabalho fazendo um levantamento sociorreligioso através de um fichário especial em cada residência. E os dados são até surpreendentes, e ali, à sombra do Santuário de Trindade, também se constata uma proliferação dos grupos religiosos independentes.

Terminada a fase da visitação às paróquias e comunidades, com a supervisão e animação da Equipe de Coordenação, foi feito um trabalho detalhado de tabulação dos dados recolhidos que serviu para um conhecimento mais completo da realidade sociorreligiosa de cada paróquia, com seus progressos e belezas, mas também com seus desafios, alguns muito próprios da realidade de mundo moderno. 

Segunda fase

Em seguida todas as comunidades/paróquias foram divididas em setores missionários com no máximo 30 famílias em cada. Para cada setor foram convocados um coordenador e dois auxiliares, que organizaram durante 30 dias corridos, as orações de casa em casa, até visitarem e rezarem com as 30 famílias daquele setor. Esse tempo antecedeu imediatamente o início da terceira fase da missão, preparando assim, toda a comunidade, para a celebração da terceira fase, do “Tempo de graça e fervor”, das Santas

As cidades

A missão abrange as cidades de Santa Bárbara de Goiás, Campestre de Goiás, Abadia de Goiás e Trindade, todas elas sob a responsabilidade dos Missionários Redentoristas. A cidade de Trindade, onde se localiza o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e que acolhe romarias de todo o Brasil, é organizada em duas paróquias: Divino Pai Eterno (pároco Pe. José Bento) e Nossa Senhora da Guia (pároco Pe. Walmir Garcia), chamada Trindade II.

Os párocos das Paróquias de Santa Bárbara (Pe. Idemar) e Campestre (Pe. Nildo Barbosa) residem em Trindade. O pároco de Abadia (Pe. Edson) reside na casa do Noviciado. 

Terceira fase

Nas duas primeiras etapas das missões, os Missionários Redentoristas se fizeram presentes nas comunidades através do missionário coordenador, Pe. Toninho, e dos próprios padres que trabalham na região. Em agosto começou a terceira fase das missões, com a participação de mais de 100 missionários, vindos de todas as Unidades Redentoristas do Brasil, para um grande mutirão de evangelização.

Esses Missionários Redentoristas são jovens e adultos, leigos, religiosos e clérigos, homens e mulheres.

Assim, cada comunidade recebeu, ou ainda vai receber neste mês, alguns missionários que se hospedam, para refeições e pernoites, nas casas de famílias que, visitando doentes, celebrando missas, promovendo encontros de orações e bênçãos, com pregações extraordinárias, vivem de forma intensa a comunidade.

A duração pode variar conforme o tamanho do setor: uma ou duas semanas intensivas, com um encerramento reunindo todas as comunidades: “O amor de Cristo nos uniu”. 

Destaques

Na terceira fase acontecem alguns momentos especiais, ou conferências específicas:

- Abertura das Santas Missões (ocorreu no dia 1º de agosto);
- Conferência com Agentes de Educação (23 de agosto, 20h, no Cine Teatro da AFIPE em Trindade);
- Conferência com Agentes de Saúde (25 de agosto, 20h, no Cine Teatro da AFIPE);
- Conferência com Agentes de Segurança (26 de agosto, 20h, no Cine Teatro da AFIPE);
- Encontrão com a Juventude (27 de agosto, 16h, no Cine Teatro da AFIPE);
- Missa de encerramento das Santas Missões Redentoristas para todas as comunidades das cinco paróquias: domingo, 28 de agosto, às 17h, na Praça da Matriz do Divino Pai Eterno em Trindade.

Pe. Toninho, coordenador geral das Missões
Pe. Maurício Brandolize, C.Ss.R.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Toninho, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.