Por Equipe Missionária. Em Notícias

Projetos unirão esforços de todas as equipes missionárias redentoristas em 2016

Dois Projetos Missionários unirão esforços de todas as (Vice) Províncias redentoristas brasileiras.

Nos dias 08 e 09 de deste mês reuniram-se em Fortaleza (CE) os representantes das equipes missionárias redentoristas do Brasil para encaminhar dois Projetos Missionários importantes que envolvem não só as várias (Vice) Províncias como também as diversas equipes missionárias. Os dois projetos deverão acontecer em 2016, são eles: o 4º Encontro das Equipes Missionárias a ser realizado em janeiro de 2016 e a Missão Interprovincial de Trindade (GO) que acontecerá em agosto de 2016. 

Equipe Nacional das Missões - Fortaleza 2015

A Comissão para Santas Missões Redentoristas:
Pe. José de Anchieta Tavares, C.Ss.R. (Província de São Paulo); Pe. Antonio Dezidério Frabetti Vieira, C.Ss.R. (URB); Diácono Paulo Roberto de Morais Jr, C.Ss.R. (Província do Rio de Janeiro); Pe. Francisco Nairton de Souza Alves, C.Ss.R. (Vice Província de Fortaleza); Fr. Cícero Fabiano Medeiros Costa, C.Ss.R. (Vice Província do Recife) e Pe. Pedro, C.Ss.R. (Vice Província da Bahia). 

Encontro das Equipes Missionárias

O primeiro ponto levantado e discutido foi a organização prática desse encontro que terá como tema: “A Moral e os novos cenários de família em vista da Missão Popular Redentorista”. O encontro será realizado nos dias 25 a 29 de janeiro de 2016 e como parte de suas atividades haverá a assessoria de confrades especializados nas diversas temáticas da moral para o desenvolvimento de aspectos ligados ao tema central, haverá momentos de integração, discussão de questões relacionadas às Santas Missões e um tempo para confraternização e passeio.

Será ainda sugerido à coordenação da URB (União dos Redentoristas do Brasil), para que durante o encontro seja criado um Secretariado específico para as Santas Missões Populares Redentoristas com representantes das diversas (Vice) Províncias, dada a importância desta atividade pastoral que nos fez tão conhecidos e aceitos em todo o Brasil.

O encontro acontecerá no município de Caucaia (CE) (Região Metropolitana de Fortaleza) na Casa de Encontro das Irmãs Cordimarianas. 

Missão Interprovincial de Trindade

O segundo assunto do encontro foi a apresentação de informações substanciais sobre a Missão Interprovincial de Trindade (GO). Começamos lembrando que esta será a terceira experiência desse tipo, desde que as missões interprovinciais foram retomadas. Em 2011 a missão aconteceu em Itabuna (BA); em 2014 foi a vez de Passo Fundo (RS) e a próxima então acontecerá em Trindade (GO) com a fase de preparação já começando no meio deste ano.

A paróquia de Trindade dedicada ao Divino Pai Eterno está dividida em oito regiões, a saber: região de São Sebastião, formada por 10 comunidades; Região Nossa Senhora da Abadia, formada por 08 comunidades, sendo 01 delas rural; região São João Batista com 11 comunidades; região Nossa Senhora da Conceição com 09 comunidades, sendo duas rurais: Bugres e Arrozal; região de São Francisco de Assis com suas 09 comunidades; região Menino Jesus formada por 10 comunidades; região Santíssimo Redentor e suas 12 comunidades; Região Divino Pai Eterno que é a região central com 21 comunidades. Também existe a Área Trindade II composta por três núcleos: núcleo 1, com 09 comunidades, além da matriz; núcleo 2 com 08 comunidades e núcleo 3 formado por 06 comunidades. No total serão 79 comunidades e a equipe missionária, entre religiosos e leigos, precisará de cerca de 150 pessoas entre os dias 01 a 28 de agosto de 2016.

Os próximos passos serão dados a partir do final de junho e início de julho, quando terão início os trabalhos de preparação e organização das missões. Será preciso ainda constituir a coordenação da missão com a indicação de outros confrades de outras unidades do Brasil. Essa coordenação já é formada pelo padre Toninho Dezidério e por um confrade da Província de Goiás.

A Comissão para Missões Populares Redentoristas deverá visitar e acompanhar o andamento da Missão de Trindade, no intuito de orientar ao confrades e leigos das unidades, para que possam desempenhar bem seus trabalhos na terceira fase da missão, a partir de um conhecimento mais aprofundado de sua realidade social e religiosa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Equipe Missionária., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.