Por Equipe Missionária de Tietê (SP) Em Notícias Atualizada em 18 MAI 2018 - 13H04

A presença de Maria nas Missões Redentoristas

"Depois do nome de Jesus, nenhum outro há no qual resida socorro e salvação para os homens, como no excelso nome de Maria." (As Glórias de Maria – Santo Afonso de Ligório) 

Altar de Maria nas Santas Missões Estamos no mês de maio. Como em todos os outros há motivos especiais para vivermos intensamente e em plenitude os dias e cada semana deste mês. Mas, este chega até nós carregado de sentido; é o Mês de Maria, Mês das Mães, há o costume de também se dizer o mês das noivas.

É a figura de Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, que destacamos neste mês. Quanta festa, novenas, celebrações, orações marianas, terços, ladainhas, coroações da Mãe de Deus e nossa realizamos e vivenciamos em nossas comunidades e paróquias. O povo faz festa bonita para Nossa Senhora, aclamando-a como Mãe e Rainha! É porque sabemos que “Quem está perto de Maria, não está longe de Jesus”. Ela tem duas tarefas importantes: nos dar o que Ela tem de melhor: seu filho Jesus Cristo e, levar-nos todos até Jesus!

:: A Missão da Visitação

O fundador da Congregação dos Missionários Redentoristas, Santo Afonso Maria de Ligório, afirmou: “O verdadeiro devoto de Maria, jamais se perde.” Sejamos devotos de Nossa Senhora e recorramos a Ela, especialmente, quando nossa vida dá sinais de cansaço e ameaça ir para o desânimo. Ela intercede em nosso favor!

Pensemos que: “se nós podemos rezar uns pelos outros, a Mãe de Jesus pode muito mais!” Veja que maravilha, meu querido(a) amigo(a), é ser devoto de Nossa Senhora; quantas graças incontáveis essa boa Mãe do céu derrama sobre nós. Com ela podemos cantar: “O Senhor faz em nós maravilhas, Santo é o seu nome para sempre e, por todas as gerações se estende o seu amor!” (Lc.1,46)

Mesmo com os seus vários títulos, que se referem as suas aparições e, também, ao jeito carinhoso de nos dirigirmos a Ela, sabemos que é sempre a mesma Maria, única, a Mãe de Jesus e nossa Mãe. Não praticamos idolatria, a imagem de Nossa Senhora é um sinal que nos conduz a Jesus. E, para nós – os Missionários Redentoristas – existem dois títulos muito carinhosos que propagamos: Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Padroeira da Congregação do Santíssimo Redentor).

Nas Santas Missões, Nossa Senhora, ocupa um lugar especial. “Por toda parte aonde vai o missionário, vai com ele a Mãe Santa, a Senhora Aparecida. Sua missão mais parece um rosário, de cidade em cidade desfolhando a sua vida... Nossa Senhora Aparecida, dai vossa Bênção a quem ele abençoar”; canta o Pe. Ronoaldo Pelaquin, C.Ss.R., nesta sua bonita música sobre a experiência dos Missionários que tem sempre o a proteção Dela em seus trabalhos.

:: Espiritualidade da visitação na missão redentorista

Já na 2ª fase das Missões é preparado um andorzinho levado pelos coordenadores e auxiliares em seus Setores, visitando casa por casa, é a Missão nas Famílias: Bênçãos e Graças nestas visitas e celebrações domiciliares. Na 3ª fase (Missão nas Comunidades) cada igreja do território paroquial em Missão, recebe a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida que permanece o tempo todo num altar da graça preparado com carinho por seus devotos. E, em nossas mensagens missionárias há sempre uma grande catequese sobre Nossa Senhora e a devoção que temos por Ela.

Quantos terços são rezados, procissões, pedidos e agradecimentos feitos, consagração das crianças, jovens, doentes, casais, famílias, enfim, de toda Comunidade.

Somos felizes por sermos devotos de Nossa Senhora!

Fazemos festa neste mês a ela dedicado e sempre! E, pedimos que a Senhora de Aparecida, o nosso Perpétuo Socorro, que “sempre anda conosco em toda parte”, dê a vossa Bênção, Graça e Proteção aos seus filhos (as) e seja a Estrela da Evangelização a orientar nossos caminhos e nossa Missão. 

Pe. Lucas Emanuel, C.Ss.R.
Irmão Miguel, C.Ss.R.
Irmão Alan, C.Ss.R.
Equipe Missionária de Tietê (SP)

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Equipe Missionária de Tietê (SP), em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.