Sob as bênçãos da Mãe Aparecida surgiu há 122 anos a Editora Santuário, a primeira empresa de comunicação dirigida pelos Missionários Redentoristas no Estado de São Paulo.
A Editora foi, durante 51 anos, o único veículo que os religiosos possuíam para divulgar a devoção à Padroeira do Brasil, seja pelo Jornal Santuário, como pelos demais subsídios que surgiram, como é o caso do Manual do Devoto de Nossa Senhora Aparecida, que conta 80 edições impressas desde 1904.
O atual diretor editorial, padre Fábio Evaristo, em entrevista ao A12 em 2020, comentou esse protagonismo da empresa quando iniciou suas atividades em 10 de novembro de 1900:
"Com a publicação do primeiro Jornal Santuário, uma iniciativa pioneira que antecedeu e preparou terreno para as demais iniciativas redentoristas no mundo das comunicações que hoje encontramos em Aparecida: Rádio, Revistas, TV e portal", assinala o diretor.
O gosto pela comunicação foi herdado do fundador, Santo Afonso, que foi um exímio escritor que deixou mais de 120 obras espirituais, haja vista que ganhou o título de Doutor da Igreja, por esse seu legado teológico.
Padre Fábio também fala sobre sonhos para o futuro da instituição, a atenção dada ao mundo digital, como também sua constante busca para se consolidar cada vez mais no mercado católico.
Confira novamente a entrevista completa, concedida em 2020:
A12 – O senhor poderia falar sobre o que move a comemoração de 2020, a partir de seu tema: 120 anos difundindo o Evangelho de Cristo e o amor a Maria?
O trabalho redentorista com publicações tem inspiração em Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787), nosso fundador, que teve grande atuação como escritor e cujas obras de espiritualidade e teologia ainda hoje são lidas no mundo inteiro.
Santo Afonso procurou encontrar caminhos para anunciar a Palavra Deus: usou da música, da pintura, da poesia, tudo visando difundir o Evangelho de Cristo e o amor a Maria. Sua audácia e ímpeto inspiraram a Congregação na fundação de muitas obras missionárias por todo o mundo.
É assim que conseguimos entender o nascimento da Editora Santuário há 120 anos, com a publicação do primeiro Jornal Santuário, uma iniciativa pioneira que antecedeu e preparou terreno para as demais iniciativas redentoristas no mundo das comunicações que hoje encontramos em Aparecida: Rádio, Revistas, TV e portal.
Neste sentido, o que comemoramos é também nossa perseverança na proposta redentorista e na realização de nosso objetivo primeiro que é o anúncio do Evangelho e a difusão da devoção a Nossa Senhora.
Leia MaisEditora Santuário: lugar de trabalho e de divulgação da PalavraMissa em ação de graças pelos 120 anos da Editora Santuário!25 fatos da história da Editora Santuário Editora Santuário conta 120 anos de história com programação e promoções Padre Valentim Mooser: o missionário da Editora SantuárioA12 – A Editora tem buscado, ao longo dos anos, se colocar na vanguarda de seu tempo a partir de suas publicações. Um bom exemplo foi o folheto Deus Conosco, que surgiu logo após o Concílio Vaticano II para corresponder a uma nova forma dos fiéis vivenciarem a liturgia.
Como o senhor avalia a evolução/crescimento dessa família diante do constante desafio de ajudar os fiéis a melhor participarem da liturgia?
Sem dúvida nenhuma, os materiais que fazem parte do que hoje chamamos “Família Deus Conosco” estão dentro do espírito redentorista de facilitar o encontro dos fiéis com a pessoa de Jesus Cristo.
Por muito tempo, a liturgia e a celebração dos sacramentos eram distantes da vida do povo, sendo quase inacessíveis para muitos. Com a reforma realizada pelo Concílio, tornou-se possível uma participação mais efetiva e inclusiva.
Foi visando responder as estes sinais dos tempos que a Editora Santuário preparou para as comunidades e paróquias o semanário litúrgico Deus Conosco, que ao longo dos anos foi se aprimorando e ganhado outros materiais complementares. Muitos são os católicos que foram e continuam sendo alcançados pelo nosso trabalho, e seguramente a família Deus Conosco tem um relevante papel na missão evangelizadora da Igreja no Brasil nos últimos 50 anos.
A12 – Como o senhor percebe a missão da Editora diante da necessidade de constante adaptação ou mesmo o desafio de atender ao mercado católico?
É preciso estarmos sempre atentos ao sinais do tempos, buscando manter-nos fiéis a nossa missão. Os meios e as plataformas podem caducar e perder sua relevância, mas a inspiração e o propósito não envelhecem.
Quando hoje olhamos para Editora Santuário, vemos o quanto ela se desenvolveu, ampliando suas formas de atuação ao longo deste 120 anos. Mas sabemos que este dinamismo não pode nunca parar, sob pena de perdermos a essência de nossa missão. Sobretudo nestes tempos de mudanças tão bruscas e tantas crises, temos cuidado para garantir a realização de nossa missão evangelizadora.
A12 – A Editora tem buscado se reinventar diante do mundo digital? A presença na web tem contribuído para o seu crescimento? Como percebe essa realidade?
Hoje, tornou-se impossível ignorar a força que tem o mundo digital. Temos muita lucidez em relação a isto e, ao invés de subestimarmos este que é um caminho sem volta, temos procurado incluí-lo em nossas ações.
Descobrimos cada vez mais que as novas plataformas digitais podem ser importantes aliadas de nosso trabalho, ajudando-nos a fazer chegar ainda mais longe os conteúdos que produzimos e editamos.
Conheça essas iniciativas digitais:
touch_appAplicativo Deus Conosco
library_books E-books
A12 – Que sonhos ou projetos a Editora nutre para o seu futuro?
Temos procurado intensificar nossa contribuição na formação cristã das comunidades por meio de um projeto que intitulamos “Ação Missionária Deus Conosco". Queremos crescer neste objetivo, buscando aproximar-nos cada vez mais das paróquias e dioceses do Brasil.
A Ação Missionária Deus Conosco é um projeto da Editora Santuário que oferece a oportunidade de levar aos agentes de pastoral de paróquias e diocese uma formação Litúrgico-Catequético-Bíblico-Missionária, ministrada por nossos missionários redentoristas, a fim de proporcionar aos envolvidos o crescimento espiritual, ministerial e o amadurecimento na fé. Editora Santuário ![]() Ação Missionária Deus Conosco em Nova Trento (SC) |
A12 – Algo a mais a dizer sobre esta comemoração?
Quero agradecer a todos que são nossos parceiros de missão, que contribuem direta e indiretamente para realização do nosso trabalho na Editora Santuário: colaboradores, confrades redentoristas de diversas regiões, o Santuário Nacional de Aparecida, os responsáveis pela Rede Aparecida de Comunicação e A12. É muito bonito ver o quanto todos estes estão se esforçando para contribuir com a missão da Editora.
Agradecemos também a todas as pessoas, comunidades, paróquias e dioceses que escolhem nossos materiais para fazer parte de sua caminhada de fé, participando assim também de nossa missão. Que Nossa Senhora Aparecida alcance de Deus abundantes bênçãos para a Editora Santuário e para todos os que fazem parte de sua história.
.:: Confira também uma galeria de fotos especial com registros históricos da Editora Santuário:
Fundações Redentoristas na América do Norte e Antilhas
Padre Passerat foi o grande responsável pela expansão da Congregação Redentorista pelo mundo. Saiba mais!
Vem aí a 56ª Semana Vocacional: de 03 a 10 de agosto, no Santuário Nacional
A 56ª Semana Vocacional será realizada entre os dias 03 e 10 de agosto, no Santuário Nacional, com o tema: “Eis-me aqui, envia-me!”
Diácono Redentorista será ordenado padre em Munhoz (MG)
O Missionário Redentorista iniciou sua trajetória vocacional após conhecer a história de São Geraldo Majella e a missão de anunciar a Copiosa Redenção aos mais pobres. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.