A Lituânia é um pequeno país localizado na região do Mar Báltico, fazendo fronteira com a Polônia, Letônia e Bielorrússia, libertado do bloco da antiga União Soviética quando da desintegração da grande potência, na década de 1990. O país todo tem por volta de 2,8 milhões de habitantes e a capital Vilnius é sua maior cidade.
Como a grande maioria da população professa a fé católica, em 2018, os Missionários Redentoristas da Eslováquia, respondendo ao apelo dos bispos do país, decidiram enviar missionários para atuar no país, colaborando com a evangelização.
Estabelecidos, os dois primeiros redentoristas decidiram realizar uma missão, naquele que é considerado o principal ministério pastoral da Congregação. Tiveram, porém, que esperar 4 anos, devido às dificuldades com a língua lituana e outras circunstancias.
O advento da pandemia trouxe novas complicações, com o fechamento das igrejas e a redução da presença nos momentos de celebração. O início da guerra na Ucrânia fez com que muitos ucranianos buscassem refúgio nos países vizinhos. A data e as atividades das missões precisaram ser repensadas e também, desta forma, aqueles que migraram para a Lituânia receberiam a presença redentorista nas missões.
“Considero que as missões sejam uma eficiente forma de evangelizar, apesar das barreiras do idioma e a integração das pessoas é espetacular”, afirma Sara, membro mais jovem da equipe missionária.
Quando o arcebispo de Kaunas, monsenhor de Kestutis Kėvalas, soube do interesse dos Missionários Redentoristas, ofereceu uma paróquia da própria sede da diocese como local para a realização da primeira missão no país.
Depois de tanto adiamento, uma vez que a missão tinha sido prevista inicialmente para 2018, no dia 28 de maio deste ano abriu-se oficialmente o programa da missão com os dois padres que estão no país, reforçados pela presença de outros quatro missionários que vieram da Província.
A comunidade leiga de Rieka Zivota (Rio da Vida) compuseram a equipe missionária e os cristãos da paróquia de Kaunas participaram ativamente dos atos das missões.
Os redentoristas puderam visitar cinco escolas, realizar conferências para homens, mulheres, jovens e crianças, desenvolver atividades de catequese, visitando a prisão e os sem-teto, e como sempre, no final da missão, no dia 5 de junho, um bonito Cruzeiro Missionário foi erguido como recordação.
As primeiras missões redentoristas na Lituânia foram um tempo de construção de pontes entre a Lituânia e a Eslováquia, entre religiosos e leigos, entre comunidades e as diversas gerações de pessoas.
As Santas Missões foram um tempo de graças, com a alegria de poder caminhar juntos na construção de um projeto missionário.
Tradução livre: Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.
Fonte: Patrik Bendík, missionário Leigo – Eslováquia
Romaria Pe. Vítor inspira fé e esperança no Santuário Nacional
Redentoristas celebram a 14ª edição da romaria em honra ao “Missionário da Esperança”. Saiba mais informações!
Fundações Redentoristas na América do Norte e Antilhas
Padre Passerat foi o grande responsável pela expansão da Congregação Redentorista pelo mundo. Saiba mais!
Vem aí a 56ª Semana Vocacional: de 03 a 10 de agosto, no Santuário Nacional
A 56ª Semana Vocacional será realizada entre os dias 03 e 10 de agosto, no Santuário Nacional, com o tema: “Eis-me aqui, envia-me!”
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.