Notícias

As primeiras missões redentoristas na Lituânia

Redentoristas da Eslováquia, respondendo ao apelo dos bispos do país, decidiram enviar missionários para atuar no país vizinho

Escrito por Redentoristas

05 JUL 2022 - 18H12 (Atualizada em 06 JUL 2022 - 08H01)

Arquivo Pessoal

A Lituânia é um pequeno país localizado na região do Mar Báltico, fazendo fronteira com a Polônia, Letônia e Bielorrússia, libertado do bloco da antiga União Soviética quando da desintegração da grande potência, na década de 1990. O país todo tem por volta de 2,8 milhões de habitantes e a capital Vilnius é sua maior cidade. 

Como a grande maioria da população professa a fé católica, em 2018, os Missionários Redentoristas da Eslováquia, respondendo ao apelo dos bispos do país, decidiram enviar missionários para atuar no país, colaborando com a evangelização.

Estabelecidos, os dois primeiros redentoristas decidiram realizar uma missão, naquele que é considerado o principal ministério pastoral da Congregação. Tiveram, porém, que esperar 4 anos, devido às dificuldades com a língua lituana e outras circunstancias.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Visita às escolas no país do leste europeu


O advento da pandemia trouxe novas complicações, com o fechamento das igrejas e a redução da presença nos momentos de celebração. O início da guerra na Ucrânia fez com que muitos ucranianos buscassem refúgio nos países vizinhos. A data e as atividades das missões precisaram ser repensadas e também, desta forma, aqueles que migraram para a Lituânia receberiam a presença redentorista nas missões.

Considero que as missões sejam uma eficiente forma de evangelizar, apesar das barreiras do idioma e a integração das pessoas é espetacular, afirma Sara, membro mais jovem da equipe missionária.

Quando o arcebispo de Kaunas, monsenhor de Kestutis Kėvalas, soube do interesse dos Missionários Redentoristas, ofereceu uma paróquia da própria sede da diocese como local para a realização da primeira missão no país

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Redentoristas com a Cruz Missionária

Depois de tanto adiamento, uma vez que a missão tinha sido prevista inicialmente para 2018, no dia 28 de maio deste ano abriu-se oficialmente o programa da missão com os dois padres que estão no país, reforçados pela presença de outros quatro missionários que vieram da Província.

A comunidade leiga de Rieka Zivota (Rio da Vida) compuseram a equipe missionária e os cristãos da paróquia de Kaunas participaram ativamente dos atos das missões.

Os redentoristas puderam visitar cinco escolas, realizar conferências para homens, mulheres, jovens e crianças, desenvolver atividades de catequese, visitando a prisão e os sem-teto, e como sempre, no final da missão, no dia 5 de junho, um bonito Cruzeiro Missionário foi erguido como recordação.

As primeiras missões redentoristas na Lituânia foram um tempo de construção de pontes entre a Lituânia e a Eslováquia, entre religiosos e leigos, entre comunidades e as diversas gerações de pessoas.

As Santas Missões foram um tempo de graças, com a alegria de poder caminhar juntos na construção de um projeto missionário.

Tradução livre: Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

Fonte: Patrik Bendík, missionário Leigo – Eslováquia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...