Notícias

Centenário de fundação da presença redentorista na Eslováquia

Linkedin

Escrito por Redentoristas

23 JAN 2021 - 06H00

redemptoristi.sk

Muitos de nós talvez não saibam onde fica a Eslováquia ou como o país se organiza na atualidade, porém, também nesse país que tem uma população de 5,4 milhões de habitantes distribuídos numa área de mais ou menos 48 mil quilômetros quadrados, localizado na região central da Europa, existe a presença redentorista. E justamente nesse ano de 2021 se celebra o centenário da presença nestas terras. 

Para a celebração do um Ano Jubilar foram preparados diversos eventos e celebrações que acontecerão nas comunidades redentoristas. A primeira delas será a abertura da celebração na cidade de Stropkov, de 21 a 23 de março. Depois, no segundo semestre, no mês de setembro, haverá um congresso sobre os 100 anos de presença redentorista na Eslováquia.

Desde o início do ano serão publicados textos e informações sobre o centenário, começando com a publicação de datas, gráficos e textos sobre as obras de Santo Afonso Maria de Ligório.

A primeira comunidade redentorista da Eslováquia foi fundada no outono de 1921, em Stropkov e a comunidade era integrada por redentoristas do greco-católico e católico romano.

Um dos primeiros redentoristas da Eslováquia foi o Beato Metódio Domingos Trcka martirizado pelo regime comunista e depois beatificado pelo Papa João Paulo II.

Aos poucos o primeiro convento redentorista foi se transformando num centro de Espiritualidade para a região do Alto Zemplin, na Eslováquia.

redemptoristi.sk
redemptoristi.sk


Existem hoje duas unidades da Congregação na Eslováquia: a província de Bratislava-Praga, que é do rito católico romano e a Vice-Província de Michalovice que é do rito greco-católico.

Os redentoristas da Eslováquia são conhecidos, sobretudo, pela pegação das Missões Populares, retiros, trabalho pastoral em paróquias e também pelo apostolado através dos meios de comunicação social, sobretudo, pelas redes sociais. 

Beato Domingos Metódio Trcka

Reprodução
Reprodução


O beato nasceu no dia 6 de julho de 1886, em Frydlant nad Ostravici, Morávia, hoje, parte da República Tcheca. Em 1902, entrou para os Redentoristas e após completar seus estudos, foi ordenado sacerdote em Praga, no dia 17 de julho de 1910.

Nos primeiros anos de sacerdócio, trabalhou nas missões paroquiais. Em 1946 integrou a equipe que fundou a primeira comunidade redentorista em Stropkow, Eslováquia.

:: Descubra quem são os santos e beatos redentoristas

Leia MaisProvíncia eslovaca abre processo de canonização de padre perseguido pelo regime comunistaQuando a Vice-Província de Michalovce foi fundada, o Pe. Metódio Trcka foi apontado primeiro Vice-Provincial no dia 23 de março de 1946. Trabalhou zelosamente para fundar novas casas e formar novos jovens redentoristas.

Em 1950, o governo tcheco suprimiu todas as comunidades religiosas. Após um julgamento sumário, Pe. Metódio Trcka foi condenado a 12 anos de prisão, durante os quais foi submetido a longos interrogatórios e torturas.

Após entoar um canto de natal na prisão foi colocado numa solitária fria e úmida onde contraiu tuberculose. Faleceu no dia 23 de março de 1959.

O Papa João Paulo II proclamou Beato Domingos Metódio no dia 4 de novembro de 2001.

Pe. Miroslav Bujdoš, C.Ss.R. 


Fonte: CSSR News.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Enviar por e-mail