Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 09 MAI 2019 - 08H22

Curso debate desafios para a Igreja na era digital

Por que educar-se para o digital? Esta é a pergunta que o Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp) quer debater em um curso com a Irmã Joana Puntel, entre os dias 3 e 7 de junho.

Leia MaisCultura digital e a vida religiosaAmbiente digital não é uma rede de fios, mas de pessoasEvangelizar na cultura digital vai muito além de criar uma páginaA pergunta vem ao encontro de uma cultura digital que, cada vez mais, impacta e modifica a forma de viver a fé e manifestar a religiosidade.

É neste contexto da sociedade atual que a Igreja é chamada a ser discípula-missionária e, em meio a atitudes e controvérsias de um mundo conturbado, é convidada a renovar sua vocação profética buscando seus referenciais.

A assessora, Irmã Joana Puntel, é jornalista, doutora em comunicação e tem grande conhecimento e militância na área da Igreja, cultura e comunicação. O curso dado na modalidade de extensão tem um custo de R$ 250,00, e será realizado no período da tarde, das 14h às 17h. Outras informações pelo telefone (11) 2914-6036 ou pelo e-mail: secretaria.academica.itesp@uol.com.br.

O Itesp fica localizado na Rua Dr. Mário Vicente, 1108, no bairro Ipiranga, em São Paulo.

Paulinas.
Paulinas.
Irmã Joana Puntel é a assessora do Curso: Educar para o digital.


Confira o conteúdo programático do curso: 

1. A era digital: características principais de uma sociedade em contínua transformação. Por que educar-se para o digital? (aspectos positivos e possível discussão). Necessidade de um olhar crítico.
2. O fio condutor da evangelização: Gaudium et Spes, Evangelii Nuntiandi, Evangelii Gaudium. A abertura para o diálogo entre fé e cultura.
3. Percurso da Comunicação na missão da Igreja até chegar no digital. A Igreja nas redes.
4. O mundo digital e sua incidência na transmissão e vivência da fé. Nova percepção da fé, novas religiosidades no ambiente virtual. A interatividade, novos espaços de relacionamento. Mídia e religião.
5. Catequese e novas mídias.

O Itesp oferece ainda outros cursos na área de extensão

Ciclo de Palestras: Espiritismo e o Catolicismo
Data: 20 e 21 de maio - 19h30 às 21h30
Assessor: Professor Pe. Telmo José Amaral

Palestra: Psicologia e Formação (Vida Consagrada e Ministério Ordenado)
Data: 27 de junho - 19h30 às 21h30
Assessor: Dr. Ênio Brito Pinto

Planejamento Pastoral
Data: 14 a 18 de outubro - 14h às 17h
Assessor: Professor Pe. José Carlos Pereira

Sobre a assessora:

Irmã Joana Puntel pertence à Congregação das irmãs Paulinas, obteve seu doutorado na Simon Fraser University (Canadá), é membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM); docente na Pós-graduação do curso Cultura e meios de comunicação no Sepac. Foi pesquisadora na The London School (Londres, Inglaterra), docente na área de Teologia na PUCRS. É pesquisadora, conferencista, assessora e dirige seminários sobre Igreja, cultura na Comunicação no Brasil e no exterior. Colaborou na produção do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.

Sobre o Itesp: 

O Instituto São Paulo de Estudos Superiores, ISPES, é um estabelecimento de educação superior que oferece o Curso de Teologia Bacharelado. É mantido pela Associação São Paulo de Estudos Superiores, entidade civil para a educação superior, criada a partir do desdobramento de atividades educacionais das seguintes organizações religiosas: Congregação do Santíssimo Redentor, Pia Sociedade de São Carlos, Associação Propagadora Verbo Divino. O ITESP oferece o Curso de Teologia dentro do sistema de Agregação com o Pontifício Ateneu Santo Anselmo e com isto tendo o teu título o reconhecimento no Sistema Europeu de Educação Superior.

Acesse o site: www.ittesp.com.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...