Por Redentoristas Em Notícias Atualizada em 26 ABR 2019 - 12H35

Encontro reúne ex-seminaristas redentoristas em Sacramento (MG)

Cerca de 50 ex-seminaristas redentoristas se reúnem em Sacramento (MG) entre os dias 26 e 28 de abril, para o 2º Ereser Sacramento (Encontro Regional de Ex-Seminaristas Redentoristas). O encontro é motivado pela comemoração dos 60 anos da presença redentorista na cidade e pela reflexão e vivência da mística redentorista.

Originalmente o seminário já não existe mais, mas sua história permanece viva a partir dos inúmeros estudantes que um dia frequentaram a casa de formação. O seminário contou com a determinante atuação do padre Antônio Borges, falecido em 2011, responsável pela sua construção, em 1959. Ainda hoje, uma obra social redentorista guarda a sua memória e continua a missão redentorista em Sacramento. 

Uneser Sacramento.
Uneser Sacramento.
Participantes do primeiro encontro Ereser Sacramento, em 2018.


Vicente de Paula Alves, diretor social da União Nacional dos Ex-Seminaristas Redentoristas (Uneser)
explica que o encontro é realizado pela segunda vez. O primeiro ocorreu no ano passado e reuniu 55 ex-seminaristas e oito padres.

“Na oportunidade, unimos ex-seminaristas, formadores e formados, mesmo que hoje sejam de outras congregações ou padres diocesanos. Esses encontros regionais têm a intenção de agregar todos daquela região ou seminário. Por exemplo, já está indo para oitavo ano do encontro de brasileiros e paraguaios que estudaram no antigo Seminário Redentorista de Ponta Grossa (PR). Neste de Sacramento, queremos fortalecer a unidade dos ex-seminaristas, aproveitando para comemorar os 60 anos daquele Seminário Santíssimo Redentor”, assinala.

Participam do evento, o superior provincial padre Marlos Aurélio, o secretário provincial padre Alberto Pasquoto, e ainda os padres José Marques, Maurício Brandolise, Everson, Eugênio Bisinoto e Luiz Rogério Carrilho Cruz, além de familiares, oblatos e professores. Também deve participar do encontro o bispo da diocese de Teófilo Otoni (MG), Dom Messias dos Reis Silveira, que foi seminarista em Sacramento.

Presença dos ex-seminaristas na congregação

No Capítulo Geral de 1991, a Congregação do Santíssimo Redentor oficialmente reconheceu a importância da colaboração dos leigos na missão. Este capítulo estabeleceu a categoria “Missionário Leigo Redentorista” como um dos modos formais de associação entre a Congregação e os colaboradores leigos.

Na Província de São Paulo três grupos vivenciam a espiritualidade redentorista no laicato: a Juventude Missionária Redentorista (JUMIRE), os Leigos Redentoristas e a União Nacional dos Ex-Seminaristas Redentoristas (UNESER), cada um deles com sua especificidade e forma de atuação.

“A Congregação Redentorista nas suas constituições garante a ação dos leigos para vivenciarem os valores cristãos organizados por Santo Afonso e demais Redentoristas. Assim, os que passaram pelos seminários, mesmo que tenham deixado o sacerdócio, podem vivenciar em suas comunidades paroquiais e sociedade esses propósitos”, acrescenta Vicente.

A Regional da Uneser em Sacramento integra aproximadamente 120 membros cadastrados. O encontro encerra no domingo (28), com a missa pela manhã.

Mais informações sobre a Uneser no site www.uneser.com.br

16 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...