Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 26 OUT 2020 - 13H10

Missa recorda centenário de pioneiros e celebra vocação de padres jubilares

A missa do último domingo (25) no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida trouxe uma dupla comemoração: o centenário de morte de dois Missionários Redentoristas que marcaram história na Província de São Paulo; os padres pioneiros Gebardo Wiggermann e Valentim Von Riedl, e também o jubileu de vida sacerdotal de 11 religiosos. 

"Um motivo feliz que celebramos hoje é a recordação do centenário de morte dos Missionários Redentoristas padre Gebardo Wiggermann e padre Valentim Von Riedl , alemães pioneiros que com generosidade, coragem e dedicação a Deus, à Congregação e ao povo, constituíram duas sólidas colunas para o início da Província Redentorista de São Paulo. Bendito seja Deus pela Igreja missionária e por aqueles que gastam os seus dias em prol da Redenção", disse o Irmão Alan Zuccherato no início da celebração.

Fábio Silva
Fábio Silva


Estavam presentes alguns dos padres jubilares, outros por motivo de saúde ou de força maior, não puderam estar presentes na celebração.

São jubilares de vida sacerdotal neste ano os padresJosé Oscar Brandão (70 anos), Víctor Hugo Silveira Lapenta e Archimedes Zulian (65 anos), José Bertanha (55 anos), Antônio Carlos de Oliveira Souza, Antônio Cesar Moreira Miguel e José Geraldo Rodrigues (50 anos), Dorivaldo Pires de Camargo (40 anos), Hélio de Carvalho Naves, Hélcio Vicente Testa e José de Vilas Boas (25 anos). 

Padre José de Vilas Boas foi quem tomou a palavra na homilia e lembrou a dupla comemoração. 

"Nós estamos hoje agradecendo a alegria, a consagração e a dedicação de vida sacerdotal desses nossos confrades que celebram hoje 70, 65, 55, 50, 40 e 25 anos de vida sacerdotal dedicada à missão. O nosso agradecimento também vem primeiramente a dois confrades que já se encontram na glória de Deus, os padres Gebardo Wiggermann e Valentim Von Riedl que celebramos os 100 anos do seu falecimento", disse o missionário. 

O padre, que comemora o seu Jubileu de Prata Sacerdotal, enfatizou ainda que a comemoração quer recordar tudo aquilo que esses missionários realizaram e realizam.

"Os pioneiros começaram nesta terra a missão bonita e frutuosa da Congregação do Santíssimo Redentor e os confrades que hoje são lembrados no seu jubileu, podemos afirmar que o amor de Deus foi imensurável e esse amor foi transformado em testemunho de vida e em doação dia após dia ao enfrentar os diferentes métodos de trabalho e diferentes formas de compreender e superar os desafios da missão". 

Padre Vilas Boas frisou que celebrar um jubileu é olhar uma história de doação à Igreja e compreender que a felicidade nem sempre foi sinônimo de facilidade. 

"Para ser feliz é preciso também superar desafios. Não faz muito tempo, um confrade disse que o fato de celebrar o Jubileu de Vida Sacerdotal pode provocar em alguns aquela sensação de que agora eu já posso me aposentar, mas olhando para frente vemos tantos confrades que não obstante a idade 80, 85, 90 anos como temos aqui Víctor Hugo e Zulian, que ainda continuam de pé dentro de suas condições", disse recordando o exemplo de dois dos padres jubilandos.

Esse compromisso, segundo padre Vilas Boas continua na perseverança de tantos jovens que levam adiante esse ideal. "Temos também tantos jovens vocacionados, seminaristas, junioristas, que mesmo diante de propostas sedutoras que o mundo lhes faz oferecem também o firme propósito de consagrar suas vidas como padres e irmãos para continuar a obra do Redentor", refletiu.

:: Veja aqui a celebração na íntegra

Confira a galeria de fotos da celebração:



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...