A Equipe Missionária da Comunidade Redentorista de Legazpi, sul das Filipinas, localizada aos pés do vulcão Mayon, e pertencente à Vice-Província de Manila, pregou uma Missão Popular especial, segundo a verdadeira tradição de Santo Afonso. Leia MaisProjeto do amor de Deus Pai é tema de novo episódio do “Vozes da Missão”Saiba como foi realizada a Missão Redentorista em Presidente Prudente3 símbolos da Missão Redentorista
Depois de um cuidadoso planejamento, a missão durou oito meses na Ilha de Tagngan, que foi dividida em seis áreas de missão, cada uma com mais ou menos trinta famílias.
A equipe missionária, formada por dois redentoristas professos, dois postulantes redentoristas e três Missionários Leigos, se desdobrou para evangelizar estes “cabreiros dos tempos de agora”.
Recebendo a visita do padre diocesano a cada seis meses, a ilha carecia de um maior cuidado pastoral. Parte dos seus moradores ganha a vida como pescadores, ainda segundo o método tradicional, saindo ao mar em pequenas embarcações e outra parte trabalha como agricultores, se dedicando basicamente ao cultivo do arroz.
A vida dos moradores é muito simples e a população enfrenta grandes dificuldades, sobretudo, devido as complicadas das condições de acesso ao continente, pois não existe ponte ou estrada e tudo se faz de barco. O medo de perder as terras é muito grande, porque está acontecendo uma invasão imobiliária e turística com a construção de hotéis e resorts de luxo. Como sempre acontece, o turismo é rico, mas o povo é pobre.
Conviver e assumir as condições de vida da população
Para a realização da Ação Missionária, foram feitas diversas visitas missionárias, onde os missionários conviviam com as pessoas, conhecendo sua realidade social e religiosa. Aos poucos foram conquistando a população e reunindo as pessoas para a oração, prática devocional e catequese, além de estabelecer comunidades na base. Também foram realizados diversos encontros para a capacitação de catequistas em vista da regularização da vida dos fiéis em relação aos sacramentos da iniciação cristã e matrimônio, celebrados de forma comunitária no final da missão.
No final da missão, durante a Missão da Perseverança, com a presença do pároco, foi feito o “envio” dos animadores leigos e catequistas para a continuação das missões.
A missão provocou um verdadeiro renascimento da comunidade católica durante os oito meses de duração, sendo que já está programada uma nova missão, no mesmo estilo, em outra área da grande paróquia, quase toda ela insular.
Presença do Perpétuo Socorro, garantia da perseverança
Um elemento significativo destas missões foi a presença do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que foi levado pela equipe missionária.
O ícone permaneceu na capela da comunidade nos oito meses das missões e todas as quartas-feiras eram realizadas novenas perpétuas com grande fervor das pessoas.
No encerramento das missões, o Superior Vice-Provincial redentorista entregou uma cópia do ícone para a igreja da ilha e os leigos aceitaram com emoção a responsabilidade de continuar a devoção se reunindo todas as quartas-feiras.
No final da Missa da Perseverança, após uma confraternização com o alimento trazido pelas pessoas sendo partilhado, foi realizada uma procissão com o ícone de Nossa Senhora até o barco que conduziria os missionários de volta para casa.
O trabalho da equipe missionária foi um claro testemunho proclamado e vivido em comunidade. A pregação das Santas Missões é uma forte atividade pastoral na Vice-Província de Manila, e um elemento que se destaca é o envolvimento dos vocacionados, formandos e pastoral juvenil nas atividades missionárias.
Tradução livre: Pe. Inácio Meeiros, C.Ss.R.
Fonte: José Ivel Mendanha, C.Ss.R - Consultor Geral
Santíssimo Redentor: o amor que redime
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça. Reze conosco neste dia especial!
Conheça a Comissão de Beatificação do Padre Vítor Coelho
Saiba quem são os missionários redentoristas que trabalham pela elevação do "Apóstolo de Aparecida" aos altares. Clique aqui!
A vocação do profeta Isaías: coragem para responder ao chamado de Deus
O Profeta Isaías demostra através de suas palavras a firmeza de um coração esperançoso que acolhe, analisa, decide e age; tudo em sintonia com a vontade de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.