Notícias

Missionários Redentoristas inauguram o 9º Centro de Assistência Social

Novo CAS está localizado em Mauá/SP e carrega o nome do Padre Vitor Coelho de Almeida

Escrito por Mário Pereira

12 JUL 2023 - 11H56 (Atualizada em 01 NOV 2023 - 11H36)

Alessandro Cardoso

O Centro de Assistência Social (CAS), das Obras Sociais Redentoristas, chega a mais uma cidade. Na última terça-feira (11/07), os Missionários Redentoristas inauguraram a 9ª unidade, que está localizada no bairro Jardim Zaíra, na cidade de Mauá (SP). O novo CAS recebe o nome do "Apóstolo de Aparecida", Padre Vítor Coelho de Almeida

Leia MaisCAS define temas centrais de 2023O papel do CAS na perspectiva da vocação e missão de Santo Afonso

A inauguração da unidade foi marcada pela acolhida dos diretores do CAS, Ir. Mário André, C.Ss.R, e Pe. João Batista de Almeida, C.Ss.R, e com uma bênção especial do Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R, Superior Provincial da Província Redentorista de São Paulo. 

Junto a eles, estiveram presentes os missionários redentoristas Pe. José de Vilas Boas, Ecônomo Provincial, Pe. José Antônio Dal Bó Giovanetti, Superior da Casa Provincial, e o Pe. Antonio Carlos Barreiro, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada, também, no Jardim Zaíra, em Mauá.

Alessandro Cardoso
Alessandro Cardoso
Pe. Marlos Aurélio e o Pe. Toninho, que concedeu o imóvel para criação do CAS de Mauá


Os funcionários do novo CAS, bem como das unidades de Aparecida, Potim, Peruche e Sapopemba prestigiaram esse momento ao lado de autoridades do município e do Pe. Antônio Leite Barbosa Júnior, conhecido como Padre Toninho. O sacerdote da Arquidiocese de São Paulo é dono do imóvel cedido para a criação do CAS Pe. Vítor Coelho de Almeida. 

Em entrevista para a TV Aparecida, o Superior Provincial de São Paulo traçou o histórico da missão redentorista em Mauá:

"Nós, missionários redentoristas, temos uma ligação muito grande com a cidade de Mauá. Desde o final da década de 1970, os missionários redentoristas começaram, aqui, a desenvolver um trabalho pastoral, o contato com as famílias e, depois, chegaram a constituir uma comunidade religiosa, inserida nesta realidade, de maior carência, que na época era considerada uma favela", disse o Pe. Marlos, que integrou a última turma a residir na comunidade, na década de 1990

Há dois anos, os Missionários Redentoristas retomaram seu compromisso no Jardim Zaíra, ao assumirem a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. O Pe. Marlos comentou sobre a nova missão em Mauá, com a criação do novo CAS: 

"É uma oportunidade de oferecer para tantas pessoas, sobretudo, jovens, adolescentes e crianças, a oportunidade de ter uma formação, conhecimento técnico e para transformar vidas (...) É óbvio que se for considerar todo o contexto, a carência e as necessidades, nós teremos uma gotinha no oceano. Para nós é um dia marcante, bastante significativo e, sobretudo, porque esse CAS tem como patrono o Padre Vítor Coelho de Almeida. Ele, que propagou tanto o amor a Nossa Senhora, mas também o amor aos mais pobres e necessitados, vai inspirar, certamente, o trabalho daqueles que estarão à frente, temos aí dois redentoristas, o Ir. Mário e o Pe. João Batista, mas uma equipe de colaboradores e profissionais, que são extensões das nossas mãos, dos nossos braços, enquanto missionários redentoristas". 

Alessandro Cardoso
Alessandro Cardoso
Parte da equipe do CAS Pe. Vítor Coelho de Almeida


O CAS de Mauá deve iniciar os atendimentos às famílias no mês de agosto. A nova unidade, que está localizada na Av. Presidente Castelo Branco, nº 3101, no Jardim Zaíra, conta com salas para oferecer oficinas nas áreas de artesanato, beleza e informática.

Confira a reportagem da TV Aparecida sobre a inauguração do CAS Mauá:

Compromisso e acolhimento

O CAS é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculo oferecido a pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social. Atende de segunda a sexta-feira, de crianças a idosos, que participam de oficinas de dança, música, esporte, informática, apoio pedagógico e estímulo cognitivo, artes, culinária, entre outras.

O atendimento é dividido por grupos, de acordo com a idade de cada beneficiário, como o Programa Semear (06 a 14 anos), Adolescente Conectado (15 a 17 anos), Inclusão Jovem (18 a 29 anos), SOS Família (30 a 59 anos) e Vida Ativa (60 anos em diante).

O compromisso da Congregação Redentorista é apoiar as famílias e conduzi-las até ao Santíssimo Redentor, por meio de um trabalho responsável, comprometido com a dignidade e respeito à pessoa humana. Cuidando e acolhendo, a exemplo de Santo Afonso Maria de Ligório.

Atualmente, a Congregação conta com oito unidades do CAS, além da recém-inaugurada em Mauá. São sete unidades no estado de São Paulo, nas cidades de Aparecida, Campinas, Miracatu, Potim, São João da Boa Vista e São Paulo (unidades no Parque Peruche e Sapopemba), além de uma unidade em Minas Gerais, na cidade de Sacramento

.:: Conheça o trabalho realizado pelas Obras Sociais Redentoristas ::. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...