Por Redação A12 Em Redentoristas

Conselho Redentorista da América Latina e Caribe define rumos para 2015

O Conselho da Conferência Redentorista da América Latina e Caribe (CLAR) esteve reunido entre os dias 10 e 12 de novembro em Bogotá, Colômbia, para encaminhar vários planos para a Congregação Redentorista que atua neste continente.

Este conselho tem a missão de coordenar os projetos interprovinciais e animar a vida-missão dos Redentoristas nesta Conferência. Vários elementos foram tratados neste encontro, entre eles Formação, Ano da Vida Consagrada, Solidariedade, Jubileu do Perpétuo Socorro.

Membros da Conferencia

O conselho hoje é formado pelo coordenador, Pe. Manny Rodriguez, C.Ss.R, e pelos presidentes e vice-presidentes das subconferências. Do Brasil, da União dos Redentoristas do Brasil (URB) participaram Pe. Danilo Bulegon, C.Ss.R, e Pe. Joaquim Parron. Pela União dos Redentoristas do Sul da América Latina (URSAL) participaram Pe. Enrique Kaczocha, C.Ss.R, da Argentina e Pe. Maurício Pizarro, C.Ss.R, do Chile. Também pela União dos Redentoristas do Norte da América Latina e Caribe (URNALC) participaram os confrades Pe. Jorge Gomes, C.Ss.R, da Colômbia e Pe. Gonzalo Rascón, C.Ss.R, do México. Pe. Marlos da Silva, C.Ss.R, de São Paulo, que é membro do Secretariado Geral de Formação também faz parte do conselho e esteve neste encontro.

Para padre Joaquim Parron, C.Ss.R, o conselho busca uma estratégia colaborativa entre as diversas províncias redentoristas. "A Congregação está buscando uma cooperação maior entre as diversas Unidades Redentoristas no processo formativo. Os noviciados devem ser interprovinciais e também o Secretariado Geral anima para que hajam teologados comuns. Ainda refletiu a necessidade da Animação Vocacional ser bem articulada nas Unidades e uma Formação que leve o jovem a beber da Espiritualidade e Carisma Redentorista, com maturidade afetiva e engajamento na vida da Congregação", assinalou.

Pe. Manny Rodrigues, C.Ss.R, motivou, através do projeto da CLAR, que os Redentoristas neste continente vivam intensamente o Ano da Vida Consagrada, instituído pelo Papa Francisco. A proposta incentiva que as Unidades busquem elementos nas Conferências dos Religiosos de cada país (no caso do Brasil C.R.B) e trabalhem estes elementos nas (vice) Províncias.

 

Cinco ícones da Mãe do Perpétudo Socorro abençoados pelo Papa Francisco irão peregrinar pelas cinco Conferências. 

"Percebe-se um crescimento na América Latina e Caribe de uma maior cooperação entre as Unidades (vice) Provinciais e estão surgindo elementos concretos de solidariedade na formação e missão. No entanto, com a reestruturação esta solidariedade deve permear ainda mais a Vida Redentorista na Conferência, e todos são convidados a estarem abertos à cooperação", destaca Parron. 

O conselho refletiu os encaminhamentos da Comissão Geral do Jubileu do Perpétuo Socorro para América Latina e Caribe. O Superior Geral, Padre Michael Brehl, C.Ss.R, com seu conselho, pediu ao Papa Francisco para abençoar cinco ícones da Mãe do Perpétuo Socorro. Estes ícones irão peregrinar pelas cinco Conferências Redentoristas. Para isto, o conselho está esperando a programação oficial do Governo Geral da C.Ss.R para dar os devidos encaminhamentos.

Próximo encontros

O conselho também programou o encontro de todos os (vice) Provinciais da América Latina e Caribe, com a participação do Governo Geral, para os dias 2 a 7 de março de 2015, em Bogotá, Colômbia. Este encontro tem a finalidade de trabalhar a cooperação e encaminhamentos comuns em projetos Redentoristas. Os ecônomos (vice) Provinciais também serão convidados para participar do encontro nos dias 4 a 7 de março no mesmo local.

"O encontro foi marcado por muita esperança para a Vida-Missão Redentorista nesta Conferência, onde muitas Unidades estão caminhando muito bem em nível de missão e vocações. Os membros avaliaram o encontro como muito positivo e acreditam que a conversão de coração e a reestruturação estão sendo assumidas pelos confrades e Unidades", finalizou Parron.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.