Por Elisangela Cavalheiro Em Redentoristas

Encontro reuniu ex-seminaristas em Aparecida

O Seminário Santo Afonso em Aparecida (SP) acolheu de 12 a 14 de julho um grupo de 80 ex-seminaristas e seus familiares para o 18º Encontro Nacional dos Ex-seminaristas Redentoristas (Eneser).

O encontro organizado pela União dos Ex-seminaristas Redentoristas (Uneser) está sob a direção espiritual do Missionário Redentorista, padre Antonio Dezidério Frabetti, conhecido como padre Toninho. Para o padre, o encontro é um momento de partilha privilegiado para aqueles que um dia foram seminaristas e fizeram uma rica experiência de fé e de formação religiosa e teológica.

“Esse encontro acontece sempre em um clima muito agradável, onde as pessoas se encontram e partilham o que estão fazendo de bom como redentoristas, mas não só pastoralmente, também no seu cotidiano, no trabalho e nas famílias, ao testemunhar um modo de ser e de agir a partir do carisma redentorista”.

Padre Toninho conta que a Uneser congrega atualmente cerca de 1200 associados que foram seminaristas das casas de formação brasileiras. “Temos pessoas de diversos lugares. É um interesse que começou a se espalhar por todo o Brasil, celebra.  O encontro contou com uma programação bastante diversificada com momentos celebrativos, formativos e também de confraternização.

 

O diretor espiritual explicou ainda que o evento desse ano destacou a renovação da diretoria da entidade propondo a organização de um novo grupo.

A Uneser foi reconhecida como um dos Movimentos de Leigos Redentoristas pela Província de São Paulo. Além do encontro nacional, existem outros três núcleos regionais que realizam encontros com os ex-seminaristas, em São Paulo nas cidades de Campinas e Mairinque, e em Minas Gerais em Belo Horizonte. Além do Brasil, padre Toninho destacou a iniciativa de um grupo em Portugal.

Com a formação recebida nos seminários, a maior parte desses homens, contribui de forma efetiva em suas igrejas locais, mas são poucas as iniciativas de congregações e de dioceses brasileiras para estimular um trabalho pastoral voltado para esse contingente. Padre Toninho destacou que o lema da Uneser ‘Uma vez Redentorista, sempre Redentorista’ é a motivação principal de cada ex-seminarista que participa desse encontro. O encontro encerrou no domingo (14) com um almoço de confraternização.   

Acesse mais informações no site da Uneser

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.