Por Elisangela Cavalheiro Em Redentoristas

Exposição no Santuário Nacional marca 120 anos da presença Redentorista no Brasil

Outubro é um mês marcante para os Missionários Redentoristas que atuam no Brasil. Foi nesse mês, no ano de 1894, que os primeiros religiosos da Congregação do Santíssimo Redentor aportaram em terras brasileiras.

Ao contar os 120 anos do pioneirismo dos primeiros religiosos, a trajetória percorrida confirma a audácia e a firme disposição para a missão evangelizadora que os trouxeram ao Brasil. Atualmente, a congregação redentorista tem no país, o seu maior contingente de religiosos.

Foto de: CDM/Santuário Nacional.

Pioneiros Alemães em 1894 (Foto: CDM/Santuário Nacional)

Pioneiros alemães em 1894. 

 

Para assinalar essa data, o Santuário Nacional de Aparecida abriu no início do mês a exposição ‘120 anos da presença Redentorista em Aparecida’. Localizada no Hall da Torre Brasília, a mostra traz objetos religiosos que foram utilizados pelos missionários e até um que pertenceu a Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da congregação.

O curador da exposição, César Maia, detalhou a riqueza dos objetos que estão expostos:

“Aqui temos crucifixos relicários do final do século 19, que contém uma incrustação de relíquias feitos por ourives alemães, contadores de confissões, uma máscara mortuária (cópia em gesso do rosto de Santo Afonso), um relicário com um pedaço da vestimenta de Santo Afonso, um solidéu e um barrete utilizado pelo primeiro bispo redentorista de Aparecida, dom Antonio Ferreira de Macedo, um estojo com um pé de sandália que pertenceu a Santo Afonso, além de outros objetos do hábito redentorista utilizados no início do século 20 pelos missionários”.

A Congregação do Santíssimo Redentor foi fundada em 9 de novembro de 1732, em Scala, na Itália, por Santo Afonso Maria de Ligório e outros cinco companheiros, e seu carisma nasceu da pregação das missões populares para as comunidades mais pobres e abandonadas do Reino de Nápoles.

Serviço:

A exposição fica aberta até o final de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, aos sábados das 7h às 18h e domingos das 7h às 15h30. Informações pelo telefone: (12) 3104-1000.

Leia também: 

História dos Redentoristas em São Paulo
História das Missões

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.