Por Redação A12 Em Redentoristas

Informativo Missionário: Momento de expressar gratidão

informativo_novembro_1“Ação de graças” e “gratidão” fazem parte dos sentimentos e atitudes mais nobres cultivados ao longo de toda a história da humanidade. São também sentimentos e atitudes centrais presentes na orientação básica de todas as religiões. Quem ainda não fez a experiência de sentir-se grato por alguma coisa? 

Neste número de nosso Informativo Missionário falamos de agradecimento, embalados pela celebração do Dia Nacional de Ação de Graças.

Encontramos relatos de comemorações e festas, expressando a alegria e a gratidão pelas colheitas, desde os povos mais antigos. Na época medieval, eram organizados festivais da colheita. Porém o Dia de Ação de Graças, propriamente dito, nasceu nos Estados Unidos.

Um grupo de ingleses, fugindo de perseguição religiosa, estabeleceu- -se nos Estados Unidos, no atual estado de Massachusetts. Passaram por muitas dificuldades, pela escassez de recursos e desconhecimento da nova realidade. Aprenderam com os nativos a cultivar a terra, especialmente o cultivo do milho. Em 1621 fizeram a primeira colheita. E foi abundante. Reuniram-se para agradecer a Deus por esta colheita. Essa celebração se tornou costume e foi se ampliando até ser proclamado o Dia Nacional de Ação de Graças pelo presidente americano George Washington. É celebrado na quarta quinta-feira do mês de novembro.

Também no Brasil, desde 1949, foi instituído o Dia de Ação de Graças. A lei foi regulamentada em 1965 pelo presidente Castelo Branco, e se celebra também na quarta quinta-feira de novembro.

O Thanksgiving Day é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos. É uma festa familiar e lá se preserva a tradição de preparar comidas similares às que aqueles primeiros colonos tinham disponíveis: peru (consumido por cerca de 90% de americanos), purê de batatas, milho cozido, torta de maçã...

Entre nós, o Dia de Ação de Graças é uma celebração mais comunitária, religiosa ou não, e não se refere somente à colheita dos frutos da terra, mas é uma expressão de gratidão por todas as conquistas obtidas durante o ano. Como equipe missionária, agradecemos a Deus as vitórias ou até mesmo fracassos deste ano, já sabendo que: “Deus nunca deixa faltar a sua graça aos que nele confiam”.

Confira o novo Informativo_Missionario_de_Novembro_2014 (clique para baixar).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.