Por Redentoristas Em Redentoristas

Jovens iniciam etapa do pré-noviciado em Campinas e Sorocaba

Cinco jovens da Província Redentorista de São Paulo iniciaram neste mês a etapa do pré-noviciado. Em Campinas (SP) foram três religiosos, Robério Santana Lima, Daniel Henrique Custódio e Rômulo Santos de Souza. A missa de abertura foi realizada no domingo, 15, na capela do Instituto Filosófico São Clemente. Em Sorocaba (SP) iniciaram a etapa os pré-noviços, André Luiz da Silva Oliveira e Marco Lucas Tomaz. A celebração de abertura aconteceu no sábado, 14, no Santuário São Geraldo Magela.

Abertura do Pré-Noviciado em Campinas (SP)

O pré-noviciado compreende um tempo especial de reflexão, de vivência mais intensa da vida em comunidade e aprofundamento de temas pertinentes à vocação religiosa. É a etapa que prepara o jovem vocacionado para o noviciado e também o último ano da Filosofia para os que serão padres ou de outros cursos para os que serão irmãos, como é o caso dos pré-noviços André e Marco. 

Sobre esta nova etapa e sua importância para o noviciado no próximo ano, os jovens falaram ao A12. Confira os depoimentos: 

Robério Santana Lima

 

"...há situações em especial que somos convidados pelo mestre da vinha a ouvi-lo e responder ao seu apelo e o seguir mais de perto".

A12 - Qual o sentido do pré-noviciado? O que se vivencia nesse último ano antes do noviciado? Em que ele contribui em vista do noviciado?
O pré-noviciado assume uma característica muito profunda para nós que estamos buscando ser Missionários Redentoristas, pois é nesse momento da formação (correspondente ao terceiro ano de Filosofia), que nos preparamos de uma maneira mais intensa e imediata para o noviciado. Em sua essência, é um ano em que vivenciamos mais intensamente a vida em comunidade, aprofundamos temas pertinentes à vocação religiosa e buscamos na simplicidade de nossa vida dar uma resposta a Deus que nos chama. Para mim esse momento da minha vida é um momento de escuta. Sempre estamos tentando ouvir o Senhor, mas há situações em especial que somos convidados pelo mestre da vinha a ouvi-lo e responder ao seu apelo e o seguir mais de perto. Isso exige muita maturidade e responsabilidade, pois estamos respondendo ao Senhor que nos chama a estar com ele e a anunciar seu nome como Missionários. Sendo assim um ano de preparação assume uma forma toda especial. É como se subíssemos a montanha para rezar com o Senhor e lá nos despomos a ouvi o seu apelo “vem e segue-me”.

A12 - O que é o tempo de noviciado? Para o que ele prepara o vocacionado?
O tempo do Noviciado é um tempo da graça do Senhor. Somos preparados para nos consagrarmos totalmente a Deus através dos votos de castidade, pobreza e obediência. Nesta etapa da formação, aprofundamos os estudos de espiritualidade e história da Congregação. É uma etapa de intensa oração e escuta da voz do Senhor que mais uma vez nos chama e nos envia. 

Rômulo Santos de Souza

A12 - Qual o sentido do pré-noviciado? O que se vivencia nesse último ano antes do noviciado? Em que ele contribui em vista do noviciado?
O pré-noviciado é ano para vivermos intensamente o sentido da vida comunitária redentorista que queremos abraçar, de com seriedade concluir os estudos de Filosofia, aprofundarmos a vida de oração, mergulharmos na espiritualidade e história de nossa Congregação e abertura a nossa construção humana. Assumo esse ano com muita esperança em meu coração, continuando a responder o convite do Redentor. Quero me preparar com sinceridade para o noviciado. Certamente essa etapa me ajudará a dar uma resposta madura e de amor a caminho do noviciado.  

A12 - O que é o tempo de noviciado? Para o que ele prepara o vocacionado? 
O tempo de noviciado, é um tempo certamente do encontro intimo e pessoal com Deus. É o ano de nossa etapa de formação onde nos preparamos para a vida religiosa redentorista de forma direta. Tempo de recolhimento e oração, de discernimento e escuta atenta a Deus que nos chama, tempo de trabalho e vida fraterna, tempo de partilha e acolhimento, tempo de nos colocar inteiramente diante de Deus e responder "Eis-me aqui Senhor". O noviciado nos permitirá fazer a experiência da vida religiosa redentorista que queremos assumir, nos aprofundando na espiritualidade redentorista, na oração e no zelo para com a comunidade. Nos encaminhando assim a professarmos os nossos votos de pobreza, castidade, obediência e também o voto de perseverança como nos orienta nosso pai e fundador Santo Afonso de Ligório.  Assim o noviciado é essa etapa que nos insere diretamente à consagração religiosa.  

Daniel Henrique Custódio 

 

"É muito forte nessa etapa que antecede o noviciado a vivência em comunidade. A pastoral em que cada um atua é um trabalho marcante para a vida do pré-noviço".

A12 - Qual o sentido do pré-noviciado? O que se vivencia nesse último ano antes do noviciado?  Em que ele contribui em vista do noviciado?
A etapa do pré-noviciado é um período de aprofundamento e de discernimento da opção pela vida religiosa consagrada Redentorista. Nela poderemos adquirir um conhecimento maior do carisma Redentorista. É uma fase em que poderemos intensificar o conhecimento de nós mesmos e desenvolver nossa maturidade humana, intelectual, espiritual e vocacional para assim servirmos melhor a Congregação. É muito forte nessa etapa que antecede o noviciado a vivência em comunidade. A pastoral em que cada um atua é um trabalho marcante para a vida do pré-noviço. Essa etapa contribui para um discernimento vocacional mais intenso para a etapa do noviciado.

A12 - O que é o tempo de noviciado? Para o que ele prepara o vocacionado? 
O noviciado é um tempo de profunda oração na vida do vocacionado. Possibilita um encontro consigo mesmo. No fim desta etapa, o vocacionado emitirá temporariamente os votos de pobreza, castidade e obediência. Realidade em que nós nos entregaremos cada vez mais ao Redentor que nos chama para servir como Missionários Redentoristas.

Confira as fotos da celebração em Campinas: 

 

Marco Lucas Tomaz

 

"O chamado de Deus é algo exclusivo, mas, sim, uma resposta que só é dada por aqueles que conseguem decifrar o indecifrável, que é esse amor tão imensurável que Deus tem pelos seus filhos e filhas". 

A12 - Qual o sentido do pré-noviciado? O que se vivencia nesse último ano antes do noviciado? Em que ele contribui em vista do noviciado?
No dia a dia de minha vida Deus me convoca e me mostra algo. Algo que, às vezes, pela limitação humana é incompreensível. O chamado de Deus é algo exclusivo, mas, sim, uma resposta que só é dada por aqueles que conseguem decifrar o indecifrável, que é esse amor tão imensurável que Deus tem pelos seus filhos e filhas. E o pré-noviciado não é uma conclusão daquilo que já fiz até agora, mas é uma continuação do projeto que Deus tem para mim. A formação é cíclica, como dizemos em administração, ela é em ciclo PDCA. P=Plan (Planejamento) Deus é aquele que já tem um plano, tem um objetivo que me é proposto. D=DO (Fazer) O chamado é uma resposta que, como um vaso, se molda a cada dia, a cada etapa formativa. C= Check (Checar) Na vivência de cada dia, o chamado me pede resposta e também me causa medo, dúvidas, aí eu tenho que me perguntar qual é o sentido de estar na Congregação Redentorista, etc., e a partir dessas dúvidas, é que vou respondendo com maior entusiasmo e alegria essa proposta de vida. Por fim, o A= Action (Ação) tudo àquilo que eu percebo como falta, necessidade ou dedicação, eu procuro superá-lo, consertá-lo, pedindo sempre a intercessão da primeira vocacionada do Pai, Maria Santíssima.

Abertura do Pré-Noviciado dos irmãos, em Sorocaba (SP)

A fase do pré-noviciado é o período de aprofundamento da opção pela Vida Religiosa Consagrada Redentorista, onde eu estou sendo acompanhado pelo Ir. Walter e pelo o Pe. Luiz Carlos, fazendo a experiência de vivência fraterna e comunitária; procurando também me aprofundar no curso de administração de empresas, o qual estou no 4º ano. E não só limitando ao curso acadêmico, terei também um aprofundamento nos estudos sobre a Vida Consagrada na Igreja, a Vida Consagrada Redentorista, a importância do Irmão Missionário Redentorista para a C.Ss.R., Bíblia e Liturgia das Horas.

Ele também intensificará o meu autoconhecimento, desenvolvendo a minha maturidade humana, emocional e espiritual, para que eu possa assumir a fase do noviciado, onde será mais intensa em vista da profissão dos votos: castidade, pobreza e obediência.

A12 - O que é o tempo de noviciado? Para o que ele prepara o vocacionado?
Segundo a Constituição Redentorista, o noviciado tem por finalidade que os candidatos examinem mais profundamente se realmente são chamados por Deus a seguir a Cristo, pela profissão religiosa, na vida apostólica da Congregação (Const. 86, 2). E de acordo com o Código de Direito Canônico é definido o noviciado como o início da vida no instituto, tanto no ponto de vista cronológico quanto do ponto de vista educativo, uma vez que é no seio da família religiosa concreta na qual ingressam os candidatos e na qual se educam e se formam progressivamente, conforme o carisma peculiar do instituto. (CDC - cânon 646).

O noviciado é um período de maior aprofundamento de tudo aquilo que se teve durante a formação passada, logicamente, com maiores aprofundamentos e aperfeiçoamentos. É um período de reserva: se reservar das coisas mundanas para se ocupar das coisas de Cristo que nos chama. É um período de 12 meses, onde o jovem noviço se dedica a vida de oração, trabalho comunitário e intensas formações. O noviciado é formado por uma “comunidade religiosa, na sua essência, diversidade e complexidade, é um lugar têandrico, de onde deve brotar muita vida que se nos apresenta os diferentes contextos da realidade com suas alegrias, sofrimentos, dores e esperanças e experiência de Deus.” (Carta Circular 02, Província de São Paulo).

Uma coisa que me entusiasma é a reestruturação onde no noviciado é vivenciada por várias Unidades Redentoristas ao mesmo tempo, ou, às vezes, tendo a oportunidade de ir fazer essa etapa em Goiás, e os noviços de Goiás virem fazer aqui em São Paulo. Será um tempo de me autoconhecer e também conhecer um pouco do outro, de sua cultura, anseios e objetivos. E a partir disso construir e vivenciar com tamanha alegria e convicção o chamado que Deus nos convocara.

Como disse o filósofo Osho, “opte por aquilo que faz o seu coração vibrar... Apesar de todas as consequências.” O Redentorista é aquele que põe a mão no arado e não olha para trás, pois ele deposita todo o seu ser, todo o seu coração no coração daquele que o convidara: o próprio Redentor.  

Confira as fotos da celebração em Sorocaba: 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.