Por Redação A12 Em Redentoristas

Padre Jaime Snoek recebe homenagem da Universidade Federal de Juiz de Fora

Na última quarta-feira (18), o Padre Jaime Snoek (in memorian) foi homenageado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pela sua contribuição, em vida, para a consolidação da instituição. A arquivista da Província do Rio, Luciana Verônica, representou a Congregação Redentorista na cerimônia realizada no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) e recebeu das mãos do reitor da UFJF, Henrique Duque, a medalha Juscelino Kubitschek de Oliveira, maior honraria concedida pela Universidade para aqueles que se destacaram pelos serviços prestados à sociedade brasileira.

“A cerimônia foi marcada por muita emoção entre os agraciados que tiveram sua história de vida destacada ao receberem a medalha. Em seu discurso final, o Reitor Henrique Duque ressaltou a atuação do Pe. Jaime, enaltecendo sua memória e destacando-o como ‘exemplo de ser humano’”, declarou Luciana.

Ao todo, foram 26 homenageados, indicados por cada uma das 19 unidades da Universidade, incluindo o Colégio de Aplicação João XXIII, além da Administração Superior da instituição. O Padre Jaime foi indicado para a premiação pelo Instituto de Ciências Humanas da UFJF, especialmente pela participação na criação dos cursos de Filosofia e Ciência da Religião, onde também atuou como professor, além de ter ajudado a criar o curso de Serviço Social, antes de ser incorporado na Universidade.

Padre Jaime Snoek, era missionário redentorista da Província do Rio de Janeiro. Faleceu no dia 29 de setembro deste ano. Padre Jaime era o último padre holandês da Província Redentorista do Rio de Janeiro, fundada pelos holandeses. 

Padre Cornelis Jacobus (Jaime) Snoek

Padre Cornelis Jacobus Snoek nasceu em Mijdrecht, na Holanda no dia 25 de dezembro de 1920. Foi ordenado sacerdote em Wittem em 1947 e tornou-se doutor em Teologia no início de 1952. Chegou ao Brasil em 1953 e estabeleceu-se em Juiz de Fora, MG, onde ficou trabalhando na Paróquia da Glória.

Desde sua chegada, lecionou Teologia Moral no Seminário da Floresta para os cursos de Filosofia e Teologia. Juntamente com as irmãs de Jesus Crucificado fundou a Faculdade de Serviço Social em 1958. Reconhecida pelo MEC em 1963, foi agregada à Universidade Federal de Juiz de Fora em 12 de março 1969 e a ela incorporada em 11 de novembro de 1974, pela Lei nº 6.139.

Com o fechamento do Seminário da Floresta na década de 1970 e a incerteza do futuro dos estudantes de Filosofia e Teologia Pe. Jaime envolveu-se no processo de reforma universitária então em curso. Apoiado por Murilo Hingel e Artur Arcuri em Juiz de Fora e por Dom Padim e Pe. Vasconcelos no Conselho Federal de Educação conseguiu aprovar o projeto de criação dos departamentos e cursos de Filosofia e Ciência das Religiões na recém-criada Universidade Federal de Juiz de Fora em 1976, onde também trabalhava como professor.

Construiu ao lado da Igreja da Glória um novo espaço abrigar a biblioteca dos Seminários redentoristas já fechados, abrindo-a ao público a partir de 1980. Esta biblioteca tornou-se a biblioteca de apoio dos cursos de Ciência da Religião.

Recebeu várias homenagens da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e da Universidade Federal de Juiz de Fora em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade como o Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld, a Medalha do Mérito Legislativo, o Título de Professor Emérito da Universidade Federal de Juiz de Fora e o Título de Cidadão Benemérito de Juiz de Fora. 

Acometido pelo Mal de Alzheimer desde 2003 e com a saúde já debilitada pela idade e as enfermidades, Padre Jaime faleceu no dia 29 de setembro de 2013, às 15 horas aos 92 anos de idade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...