Presépio do Memorial Redentorista Padre Vítor
Coelho de Almeida em Aparecida (SP)
Aproxima-se o Natal. Os corações se alvoroçam. Esses corações tão gulosos de felicidades...!
Muitos pensam que preparar um “Feliz Natal” é engordar perus para banquetes e escogitar presentes e surpresas para os filhos e amigos. Bugigangas, ninharias, ilusões...
Tudo isso pode estar muito bem, sim, mas tudo acabará em tédio se faltar o principal.
Ora, na festa de Natal, o mais importante só pode ser Jesus.
Muitos se lembram das castanhas, das nozes e dos bons vinhos. Inventam para as crianças a tolice de um velho barbudo que não existe. Mas, não se recordam de Jesus. Não gostam dele porque não traz um reino de comida, bebida e gozo grosseiro.
Jesus não se encontra na algazarra.
O silêncio da “Noite Santa” lhes causaria pavor ou sono.
Pobrezinhos! Não sabem que o íntimo do nosso espírito é o presépio misterioso, onde nos deparamos o divino Amigo para o banquete de luz e de amor.
Outros há que a tanto paganismo ainda não chegaram, mas sentem um calafrio a lhes encrespar o dorso, quando a Igreja diz que a verdadeira preparação do Natal consiste na: penitência.
Imaginam que fazer penitência é sinônimo de jejum, maceração, austeridade...
Nisso vai um grande erro.
Penitência não denota castigos rigorosos infligidos ao corpo. Fazer penitência é recolher-se o homem ao íntimo do espírito para se colocar em face da justiça e da bondade de Deus; é meditar a Palavra divina a aceitar a luz da Verdade; é sentir grande pesar das culpas cometidas; é clamar, pedir e orar; é tomar a cruz dos sacrifícios no cumprimento da lei de Deus. Isso é penitência!
- Na parábola, quando o “filho pródigo” voltava, contrito, de longes terras para o aconchego da casa paterna, o pai amoroso correu-lhe ao encontro. Assim acontece aos que se predispõem para o Natal, convertendo-se para Deus.
A boa confissão faz parte integrante dessa conversão.
* Programa radiofônico “Os ponteiros apontam para o infinito” apresentado pelo Servo de Deus Pe. Vítor Coelho de Almeida no dia 17/12/1950.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.