Por Redação A12 Em Redentoristas

Reze o Tríduo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 2015 (1º dia)

1866 Ícone do Amor 2016 

 

1º dia – Ícone do Amor

 

Ícone Original Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

1 - Mais que qualquer outra imagem religiosa, o ícone segue a lógica da Encarnação. Se o Antigo Testamento proibia fazer qualquer representação de Deus, a decisão divina de encarnar-se em Cristo Jesus faz do ícone um instrumento com o qual Deus nos fala. A madeira, as cores, os símbolos se convertem em linguagem teológica, falam de Deus, seguindo a lei da tradição e da oração. De fato, o ícone nasce num contexto litúrgico, e expressa a fé de um povo. 

2 - O ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro recolhe uma tradição anterior, e segue falando-nos, especialmente se nos aproximarmos dela numa atitude de oração. Neste ícone combinam-se os elementos de outros ícones como o da “Virgem da Paixão” (pela presença dos símbolos do Calvário), o da “Hodeguitria” (a que indica o caminho a Jesus), e o da “Eleusa” (Misericordiosa). É interessante que nossas liturgias atuais estejam em sintonia com a multidão de fiéis do passado e do presente que, através deste  ícone, se aproximam do mistério de Deus. 

3 - O nome de “Ícone do Amor”, com o qual celebramos estes 150 anos passados desde que o Papa Pio IX entregou esta imagem aos cuidados dos Redentoristas, quer recuperar os três elementos da tradição já mencionada numa mensagem de esperança para o povo de Deus. “Deus é amor” (1 Jo 4,8), e Mãe do Perpétuo Socorro no-lo repete de maneira clara.  

4 - O olhar de Maria para conosco e o olhar de Jesus para a cruz nos envolvem num mistério de amor. A compaixão, que surge do saber que estamos expostos ao mesmo mistério de sofrimento e solidão, faz mais tolerante o peso da cruz, abrindo o céu do ‘sentido’ e a proximidade. A mão de Maria sustentando a mão de Jesus nos revela quão importante é o amor na realização da nossa missão. 

5 - Maria neste ícone, como em grande parte dos ícones bizantinos, tem um olhar triste. Porém não é a tristeza do deprimido ou do desesperado. Mãe é mãe e se preocupa, se interessa por nós. Maria é uma mãe que sabe até que ponto a vida pode resultar, às vezes cruel. Maria é mãe, e compreende nossas necessidades, inclusive antes que possamos contá-las. 

6 - O mesmo Jesus parece olhar a cruz porém seu olhar vai mais além. Sabe confiar na fidelidade do Pai, que não se vê diminuída nem sequer quando o grito “Por que me abandonastes?” nos faz temer ou desconfiar que lutamos e caminhamos em vão. Isto também faz com que o ícone de N. Sra. Mãe do Perpétuo seja um “ícone do Amor”: “O amor jamais deixará de existir” (1 Cor. 13,8) e é mais forte que a morte.  

Oração à Mãe do Redentor

 

Mãe do Redentor, Virgem fecunda, porta do Céu sempre aberta, estrela do mar, vem livrar o povo que tropeça e quer levantar-se. Diante da admiração do céu e da terra, gerastes o teu Santo Criador, e permaneceste sempre Virgem, recebe a saudação do anjo Gabriel, e tem piedade de nós pecadores.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.