Por Erick Marçal Em Redentoristas

Seminarista Redentorista fará leitura em missa de Pentecostes com o Papa Francisco

Missa de Pentecostes no Vaticano em 2016 com o Papa Francisco_foto: Observatório Romano

A Solenidade de Pentecostes é uma das celebrações anuais que o Papa preside no Vaticano. E neste ano um seminarista redentorista brasileiro dará a nossa voz portuguesa a uma das leituras da Liturgia da Palavra, durante a Missa na Praça de São Pedro.

Pelo caráter do episódio da descida do Espírito Santo como dons para a evangelização na Igreja primitiva, poucos dias depois de Nosso Senhor ascender aos céus, Pentecostes é a terceira data mais importante da vida da Igreja, depois da Páscoa e do Natal.

É particularmente especial que Pentecostes seja celebrado no coração da Igreja por 3 motivos: a presença de pessoas de todo o mundo recorda a diversidade de línguas durante a conhecida história da Torre de Babel, durante a qual ninguém compreendia mais o outro; Pentecostes é o contrário, pois a leitura dos Atos dos Apóstolos relata que pessoas de todo o mundo em Jerusalém compreenderam em sua própria língua o que os Apóstolos proclamavam movidos pelo Espírito Santo. Além de tudo isso, a espera do Antigo Testamento e a realização do Novo são expressos na Praça de São Pedro reunida em torno do Santo Padre: pessoas de todos os lugares entendem-se porque compartilham da mesma fé e rezam juntos, porque o Espírito Santo foi doado e não nos deixou mais.

Felipe Oliveira, seminarista redentorista, província de porto alegre, faz leitura em missa com o Papa no VaticanoA convite do Escritório das Celebrações Litúrgicas do Papa, Filipe Oliveira lerá em língua portuguesa um texto da Liturgia da Palavra. Outros idiomas também serão expressados em preces e outras leituras. Felipe é catarinense de Lages (SC), hoje como seminarista postulante, está há 2 anos na Congregação do Santíssimo Redentor (Província de Porto Alegre). reside em Porto Alegre e estuda Filosofia na Pontifícia Universidade Católica na capital gaúcha.

"Será um dos momentos mais felizes da minha vida, estar na Cidade Santa e ter esta oportunidade de fazer uma leitura na Praça São Pedro", diz o seminarista Filipe, sobre a inesquecível experiência de ler em nosso idioma durante a Missa Papal de Pentecostes, a partir de quando o dom da fé combinou com a universalidade de línguas, raças, povos e tempos.

A Solenidade de Pentecostes acontecerá, esse ano,  no dia 04 de junho.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Erick Marçal, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.