Por Redação A12 Em Redentoristas

Tríduo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 2015 (3º dia )

3º Dia – A Serviço da Missão

O ícone de N. Sra. Mãe do Perp. Socorro foi um presente extraordinário que a Igreja (por meio do Papa Pio IX) ofereceu aos filhos de Sto. Afonso. O Papa não imaginava que esse ícone tinha uma síntese do carisma redentorista. Nele está presente o mistério da Redenção com os símbolos da morte e as cores da esperança. Nele está a solidariedade com os que sofrem. Nele está o Evangelho que os Redentoristas são chamados a proclamar. 

 

Ícone Original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

O ícone marcou um ritmo em nossa missão. Em muitos casos o ícone nos precedeu. Vimos que, com frequência, antes que os redentoristas chegassem num local para pregar, aí já existia a devoção a Nossa querida Mãe do Perp. Socorro. Ela nos acompanhou, porque este ícone serve como um meio para a oração e catequese, para explicar o papel de Jesus e de Maria na vida cristã. Com frequência, este ícone deu um seguimento a nossa missão, permanecendo na igreja ou numa paróquia para a veneração do povo. 

Nosso ícone é hoje em dia um dos mais populares em todo mundo. Podemos dizer que fizemos muito para responder ao pedido de Pio IX: "Tornai-a conhecida". Em vários lugares a devoção a Perp. Socorro cresceu, e a afluência do povo é extraordinária em nível de participação. Em outros lugares o ícone foi "adotado" pelo povo, convertendo-se em estátua, em mosaico, em motivo de folclore. Sem dúvida, todavia há muita coisa a ser feita. Nem sempre se compreende e aproveita-se do potencial teológico e espiritual que este ícone traz consigo. Necessitamos de uma graça divina para todos nos comprometermos mais neste sentido, a começar por nós mesmos os Redentoristas. 

A VISÃO DE MARIA NA GRUTA DE ESCALA POR STO. AFONSO LIGUORI. 

"A Virgem me falou muitas coisas maravilhosas e da Congregação". 

"É impossível que um verdadeiro servo de Maria caia; uma brilhante luz está à frente daqueles que se colocam a seu serviço" (Sto. Afonso Maria de Liguori). 

Tudo isso não serve para estar a serviço de um nosso "orgulho", da nossa parte, somente pelo fato de ser a "Virgem dos Redentoristas", ou para promover um "devocionismo" fácil. Em nosso coração deve haver um foco muito maior, mais exigente e ambicioso: que o ícone nos ajude a anunciar a bela vida, boa e feliz do Evangelho. Numa Igreja que há pouco entrou no terceiro milênio, é urgente que o mundo descubra, através do nosso anúncio missionário, que o Evangelho é o caminho para construir um futuro de justiça. Que longe de Jesus e de uma relação verdadeira com Ele, o risco de engano e de abuso é muito forte. Que só no Evangelho encontramos a perspectiva de uma esperança que vai além da morte. 

Deve ser dada especial atenção à essas estruturas de pecado que frequentemente são a causa da pobreza, do desespero e da exclusão. É necessário descobrir o sentido da profecia. Denunciar o mal e a tirania perversa e invisível que acumula sempre mais e mais dinheiro nas mãos de cada vez menos pessoas. Combater a idolatria do mercado, que muitas vezes é fonte de desigualdade e de iniquidade, a qual por sua vez gera violência (Alegria do Evangelho 59). 

Os olhos de Maria e de Jesus no ícone nos lembram quem são os destinatários priveligiados da nossa missão: os pobres e os abandonados, os que vivem "sem esperança", as periferias existenciais. 

Aqueles que não são "noticia" e não pesam nada na escala mundial. Todos devemos encontrar um estilo próprio de "Igreja em saída", "hospital de campanha", "com as portas sempre abertas". Temos que aumentar e fortalecer cada dia mais aquela sensibilidade que a cultura da imagem e a civilização da aparência ameaçam e buscam anestesiar.  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redentoristas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.