Quando São João Neumann decidiu que iria morar no Brasil arrumou seus poucos pertences, despediu-se de sua família, a quem não sabia se veria novamente um dia, e partiu para os Estados Unidos.
A viagem da França para o país americano durou quarenta dias e ele escreveu em seu diário que estes foram “quarenta dias sem a Sagrada Comunhão”.
O jovem, que na época ainda nem era padre, nutria um desejo ardente de ser missionário e foi isso que o motivou a deixar a sua terra, na República Tcheca, para se aventurar em um país que conhecia apenas o seu idioma.
Um fato interessante e que demonstra a sua total confiança na Virgem Maria ele também deixou registrado em seu diário no dia 1º de junho de 1836.
Ele escreveu que tudo o que possuía em seu bolso quando desembarcou no porto norte-americano era um Rosário e poucas moedas que somavam um dólar.
De fato, sempre foi a Virgem Maria a sua companheira em todas as dificuldades. E este fato diz bastante sobre como Neumann era um devoto e um cristão fervoroso, determinado em sua missão.
É importante destacar que Neumann chegou aos Estados Unidos para ajudar o povo imigrante, especialmente os alemães, que, em meio a uma maioria protestante, se encontravam abandonados em sua fé. Neumann teve que rezar muitas vezes à Virgem Maria para que este povo pudesse voltar à sua fé.
“Ó, meu Jesus, eu, um jovem pobre e ignorante, tornei-me pastor em Teu aprisco. Faze que nenhum dos que me foram confiados se perca. Ensina-me a viver e, se necessário, a morrer por meu povo, para que todos sejam salvos, para que todos amem a Tua querida Mãe! Maria, sempre vitoriosa sobre as heresias, rogue por todos os que caminham no erro!”, disse o santo redentorista.
Leia MaisQuatro santos e quatro histórias com o terçoSe a oração do Rosário confortou Neumann em sua longa viagem e na missão que ele assumiu em vida, um fato mariano, fez ele vivenciar uma grande alegria.
Em 1854, ele recebeu um convite do Santo Padre para ir até Roma para a solene promulgação do dogma da Imaculada Conceição de Maria. Nessa época ele já era o bispo da Filadélfia e convocou toda a sua diocese para celebrar esta novidade.
“Doravante e para sempre, todas as gerações de verdadeiros crentes invocarão Maria, Mãe de Deus, como a Virgem sempre Imaculada, concebida sem a mancha do pecado original”, celebrou o santo em uma carta dirigida a todos os seus fiéis.
São João Neumann se tornou o primeiro a entrar na Congregação Redentorista naquele país e também o primeiro homem a ser canonizado nos Estados Unidos.
fast_forward E aí, gostou de conhecer a história deste santo redentorista famoso nos Estados Unidos? Conte pra gente nos comentários alguma história de outro santo que amava Maria.
Santas Missões: Redentoristas concluem missão em Presidente Prudente
Terceira fase da Missão é marcada pelo avivamento da comunidade local e contou com a presença dos devotos na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos. Saiba mais!
Província Nossa Senhora Aparecida acolhe seu novo sacerdote
Missionário Redentorista, Caio de Oliveira Bueno, foi ordenado presbítero em Munhoz (MG), sua cidade natal. Saiba mais!
Encontro dos Formadores e Promotores vocacionais na Vila Santo Afonso
Missionários Redentoristas contaram com a assessoria do psicólogo clínico Marco Aurélio durante dias dinamizados, intensos e profundos. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.