Por Redação A12 Em Obras Sociais

Cas Santíssimo Redentor celebra as tradições juninas e a copa do mundo

O mês de junho é marcado por diversas manifestações culturais em todo país, e neste ano temos um motivo a mais para celebrar: o início da copa do mundo. Toda esta alegria não poderia ficar de fora da reunião socioeducativa mensal do CAS Santíssimo Redentor.

Ao chegarem para a reunião, as beneficiárias encontraram uma decoração inspirada nas festas juninas e nas cores da bandeira nacional, preparada pela equipe do CAS juntamente com os adolescentes do Projeto SEMEAR que deixou o ambiente com um clima alegre e festivo.

A reunião teve início com uma oração especial aos “Santos Juninos”, conduzida pela monitora de artesanato Mary Tavares e na sequência as participantes receberam a acolhida da coordenadora Helenice Brandão, que parabenizou a todos pela excelente participação nas últimas reuniões, convidando-os para aproveitarem as surpresas preparadas para aquele dia.

A psicóloga Danielle Silva fez a abertura dos trabalhos, explanando brevemente sobre as comemorações do mês de junho e a tão esperada copa do mundo e, juntamente com as monitoras Cristiane Bartelega e Mary Tavares iniciaram um divertido bingo, onde as beneficiárias puderam brincar e ganhar vários brindes. Poucas rodadas foram suficientes para tornar o clima descontraído e aguçar a competitividade entre as participantes. Esta competitividade sadia tornou o clima ainda mais favorável para o início de uma gincana junina.

Divididas em dois grupos, as usuárias participaram de provas típicas de festas juninas, onde algumas foram adaptadas para a temática da copa do mundo. Foi um momento de muita descontração e de uma saudável gincana, demonstrada pela energia das torcidas enquanto seus membros participavam das brincadeiras.

As beneficiárias experimentaram um retorno à infância e o resgate de brincadeiras tradicionais que, por sua simplicidade, podem ser compartilhadas com seus filhos e netos, e também com a comunidade, evitando que esta rica herança cultural seja esquecida.

Após a premiação da gincana, as beneficiárias foram convidadas a assistir uma apresentação feita pelos filhos que acompanham suas mães na reunião e que ficam sob os cuidados da estagiária de psicologia Natália Conceição e da administrativo Gisele Marques. As crianças apresentaram uma dança típica e entregaram mensagens do correio elegante, que prepararam enquanto às mães participavam da reunião. Aproveitando o ensejo, todos os presentes foram convidados a participar de uma quadrilha improvisada, conduzida pela assistente administrativo Liliane Santos, transformando o CAS num verdadeiro “arraiá”.

E para terminar o dia, os participantes saborearam diversos quitutes, organizados pela equipe: cachorro-quente, pipoca, bolo de milho, paçoca, arroz-doce, maria-mole e outros quitutes que fizeram a alegria de todos os participantes, que também aproveitaram o momento para comemorar os aniversários do mês.

Viva Santo Antônio, São Pedro e São João! Viva o Brasil!

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Obras Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.