Por Redentoristas Em Obras Sociais

CAS Santíssimo Redentor Sedia Reunião da Rede Socioassistencial de Aparecida

No dia 06 de agosto de 2014 o CAS Santíssimo Redentor sediou a reunião bimestral da Rede Socioassistencial do Município de Aparecida. O encontro é realizado com representantes de instituições públicas e privadas, e visa o fortalecimento da Rede de atendimento, assim como a efetividade dos serviços prestados à população Aparecidense.

Seguindo a proposta da última reunião, realizada no CRAS São Francisco, o encontro teve como foco principal a construção de ações pontuais para o desenvolvimento da rede.  Para auxiliar esta construção, a palestrante Assistente Social Iolanda Elias, que também é Secretária Executiva do Conselho de Assistência Social do Município de Cruzeiro-SP e Consultora na área de Políticas Públicas de Assistência Social, trouxe sua contribuição para enriquecer nossa reflexão.

Iolanda iniciou a exposição do tema com uma dinâmica de grupo que levou os participantes a refletirem sobre a importância do diagnóstico na formação da rede, ressaltando que “precisamos mudar o nosso olhar e buscar unir-nos por aquilo que nos agrega forças, pelo potencial de cada instituição, ao invés de focar em pontos negativos e nos serviços que não estão disponíveis na cidade”. A palestrante reforçou este pensamento diversas vezes durante o encontro, enfatizando que devemos nos ater ao que podemos realizar enquanto Rede, e ampliar o olhar para outras instituições e serviços existentes no município que, através de uma boa articulação, podem agregar aos objetivos definidos pela rede.

Iolanda também levou o grupo a refletir se o trabalho socioeducativo que vem sendo realizado tem atingido seus objetivos, levantando questões acerca das estratégias e dos resultados da nossa prática. Reforçou a questão do período previsto (máximo de três anos) para atingir a emancipação das famílias atendidas, conforme estipulado na cartilha do SUAS Sistema Único de Assistência Social, ressaltando que temos a responsabilidade de tornar esse tempo o menor possível.

Diante de todos os questionamentos, Iolanda ofereceu sugestões e exemplos de como devemos proceder nessa mudança de olhar.  Enfatizou a importância em trabalhar na continuidade e não na “ação pela ação”. Mas na ação que resulta em mudança de atitudes, em direitos garantidos, em democracia real, em cidadania. E por fim, refletiu com o grupo o propósito de trabalhar pela causa, policiando nossos olhares para que a assistência social não seja apenas um sonho ou um documento muito bem elaborado em cima de nossas mesas, mas que precisamos o tempo todo utilizar. Por exemplo, o artesanato, o esporte, a inclusão digital, as palestras entre outras infinitas ferramentas que possuímos, são estratégias para realizar um trabalho socioeducativo que realmente atinja objetivos concretos buscando transformação na vida das famílias atendidas e consequentemente da sociedade.

Para reforçar o que foi partilhado neste encontro, a palestrante entregou uma varinha de condão a cada participante. A lembrancinha continha a palavra “enquanto”, para que possamos sempre nos lembrar da responsabilidade e missão de tornar esse “enquanto” o menor tempo possível em que as famílias dependam de nossos serviços.

Ao término da exposição da convidada, foram transmitidos recados e ideias para a melhoria dos trabalhos e da comunicação dentro da rede, como a criação de grupos em redes sociais.

A reunião foi encerrada com uma mensagem sobre a importância da amizade, e com um delicioso Coffee break oferecido pelo CAS Santíssimo Redentor aos participantes.

Compareceram no evento 37 participantes representantes das entidades: CRAS, CREAS, Pastoral da Pessoa Idosa, Lar São Vicente de Paulo, Casa do Pequeno, Promoção Social, Albergue, Projeto Semeando Amor, Lar Nossa Senhora Aparecida, Centro Educacional São Canísio, CEMAEE-Secretaria da Educação, Divisão de Cultura – Secretaria da Educação e do CAS São Geraldo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Obras Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.