Por Ivan Nogueira Em Obras Sociais

Dia das Mães no CAS Santíssimo Redentor

Equipe CAS Santíssimo Redentor

dia_das_maes_cassrNa manhã de 09 de Maio aconteceu na Sede dos projetos sociais Redentoristas, o Centro de Assistência Social Santíssimo Redentor – Projeto S.O.S. Família, a reunião mensal socioeducativa em comemoração ao Dia das Mães.

A data é comemorada em quase todos os países do mundo, embora em diferentes datas. No Brasil, comemora-se no segundo domingo de maio, em homenagem a Maria, mãe de Cristo.

Sendo assim, visto a demanda referenciada em nosso serviço, é um evento de grande importância e que corrobora com a nossa proposta, visando contribuir na formação humana, com momentos de reflexão sobre a valorização da vida em família.

A reunião buscou discutir sobre a temática de uma forma descontraída, leve e reflexiva, trazendo a tona questões relacionadas à realidade das usuárias, focalizando os aspectos positivos da maternidade, valorizando-os.

Houve três momentos, sendo o primeiro constituído da apresentação de 07 vídeos.

Estes vídeos traziam histórias de vários tipos de mães, mostrando como viviam, o que pensavam e quais os seus papéis dentro da sociedade. Dentre estes temas, houve: “Mãe Guerreira; Mãe Adolescente; Mãe Solteira e Mãe Moderninha”.

Após, no segundo momento, as usuárias foram divididas em 07 subgrupos, onde cada um deles ficou com um vídeo e um questionário em específico, com perguntas provocativas sobre a temática.

Depois de discutirem e refletirem abriu-se para plenária, onde cada subgrupo apresentou as análises de seu grupo.

Foi um encontro muito intenso, pois as mães tiveram a oportunidade de reconhecer a importância do papel social que exercem, bem como reconheceram o valor da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano.

O principal objetivo da reunião foi alcançado, ou seja, o resgate da autoestima maternal simultâneo à conscientização acerca da seriedade e responsabilidade desta missão.

Foi possível também trabalhar os aspectos familiares em seus diversos contextos, como a aproximação entre pais e filhos, a valorização da família e da vida, a formação humana, estimular a afetividade entre mães e filhos e, o resgate de valores familiares.

Ao final, encerramos nosso encontro com uma singela homenagem, onde as mães receberam um estojo de maquiagem, simbolizando a feminilidade e a autoestima.

Que esta data possa suscitar em nossos corações mais do que a valorização humana, mas a consciência de que somos todos agentes sociais, cidadãos responsáveis na construção de um mundo melhor.

Feliz Dia das Mães

Filhos… Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos Como sabê-los?

(Vinícius de Moraes)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ivan Nogueira, em Obras Sociais

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.