Por Mariana Sagossi Em Notícias Atualizada em 16 OUT 2019 - 10H45

Associação de apoio e autoajuda realiza palestra sobre Câncer de Mama para beneficiárias do CAS

O mês de Outubro ficou cor de rosa em vários lugares do Brasil, e no CAS não foi diferente. Várias ações foram desenvolvidas em apoio a Campanha “Outubro Rosa”, que visa à prevenção e combate ao câncer de mama.


Beneficiárias participam de palestra sobre prevenção do câncer de mama.


Os oitos Centros de Assistência Social Redentoristas realizaram diversas atividades, onde
conscientizaram homens e mulheres, sobre a importância do autoexame para combater e diminuir os números de casos de câncer no país.

O CAS Santo Afonso recebeu a visita do grupo de apoio da Associação Viva Melhor, que realiza o trabalho de apoio e autoajuda a mulheres mastectomizadas. A representante da organização, Denise Cano, compartilhou com as beneficiárias sua história de vida e superação, após ter vencido o câncer, e pontuou sobre a importância de se informar sobre a doença, de fazer o autoexame e exames preventivos.


Beneficiárias participam de palestra sobre prevenção do câncer de mama.


Denise ensinou aos assistidos a
maneira correta de realizar o autoexame em casa, explicou como identificar os sintomas da doença na mama, para isso, contou com o auxílio do que ela chama de: "mama amiga". A “mama amiga” é uma prótese de silicone com várias glândulas, entre elas a glândula cancerígena, que ajuda as mulheres a identificarem e perceberem a diferença entre as glândulas normais e a glândula com a doença.


Denise mostra a beneficiárias como realizar o autoexame.


Para a assistente social, Bruna,
um dos papéis do CAS é buscar sempre ajudar os beneficiários a ter maior conhecimento e acesso a importantes informações. “É muito importante realizarmos este tipo de ação, pois dessa maneira, conseguimos levar informações de grande valia para nossos beneficiários, fazendo com que eles mesmos consigam realizar a identificação de doenças e saber como se prevenir”, ressaltou Bruna.

No final da palestra as beneficiárias receberam uma flor rosa simbolizando a vida.

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Foi criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.


Bate-papo sobre prevenção e combate ao câncer.


Associação Viva Melhor

A Associação Viva Melhor foi fundada por um grupo de amigas em 18 de maio de 1999. Sua proposta é amenizar as dificuldades do tratamento do câncer de mama e a aceitação da doença, orientar a reabilitação e doar, além de informações, perucas, próteses e sutiãs adaptados, para mulheres que sofrem ou sofreram com a doença.

Com mais de 18 anos de existência, a Viva Melhor atende em média 10 novas pacientes a cada semana e conta com 60 voluntárias que atuam em diversas áreas, realizando palestras informativas com médicos, atividades recreativas, vendas de camisetas, artesanatos, campanha anual de prevenção ao câncer de mama com caminhada, entre outros.

Conheça mais acessando o site: www.grupovivamelhor.org.br

Prevenção e Sintomas do Câncer de Mama

O câncer de mama, em fase inicial, geralmente não causa dor. Porém, à medida que o câncer cresce, ele pode causar algumas alterações. Geralmente o primeiro sinal do câncer de mama é um pequeno nódulo no seio. O nódulo é geralmente indolor e pode crescer lenta ou rapidamente.

Fique de olho e Cuide-se!

Aparecimento de um nódulo ou de um espessamento da mama ou próximo a ela ou ainda na região da axila;

Alteração no tamanho ou na forma da mama;

Alteração no aspecto da mama, auréola ou mamilo;

Saída de secreção pelo mamilo, sensibilidade mamilar ou inversão do mamilo para dentro da mama;

Enrugamento ou endurecimento da mama (a pele de mama adquire um aspecto de casca de laranja);

Sensações diferentes: calor, inchaço, rubor, escamação.

A maior parte dos nódulos não é câncer. Geralmente são cistos com fluidos no tecido do seio que aumentam e diminuem com o ciclo menstrual.

Para descobrir se tem ou não um câncer de mama, você deve fazer:

• O autoexame mensal;

• Exame médico pelo menos uma vez ao ano;

•Exames ginecológicos anuais e uma mamografia antes de chegar aos 40 anos de idade, preferencialmente entre os 35 e 39 anos. Depois dos 40 anos deverá fazer a mamografia a cada 1 ou 2 anos, de acordo com o programa recomendado pelo seu médico. A partir dos 50 anos, você deve fazer uma mamografia a cada ano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mariana Sagossi, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...