Durante o mês de Setembro é realizada em todo o Brasil a “Semana Nacional do Trânsito”. E para conscientizar colaboradores e beneficiários os CAS Santíssimo Redentor – CASsR e o CAS São Geraldo – CASSG, no Dia Nacional do Trânsito, em parceria com o Santuário Nacional de Aparecida e autoridades, realizaram um dia de palestras sobre trânsito seguro.
Os beneficiários dos Programas Semear e Inclusão Jovem receberam orientações sobre os cuidados básicos que todo motorista e pedestre deve ter no trânsito, aprenderam um pouco mais sobre as leis, conversaram com os Policiais sobre o trabalho desenvolvido pelas polícias, e também, assistiram a vídeos explicativos e interativos sobre o assunto.
Para o policial rodoviário Edson Molinari conscientizar as crianças é garantir um trânsito mais seguro no futuro. “É muito importante realizar palestras como essa para crianças e jovens, pois é desde pequeno que se ensina, e o bom das crianças é que elas são multiplicadoras das informações, elas repassam e cobram dos pais em casa”, ressalta o policial. Edson ressalta também, que é essencial essa aproximação com a população, pois isso faz com que todos percebam que unidos podemos diminuir as mortes e ter um trânsito mais seguro.
A beneficiária do Programa Semear, Maria Eduarda de 11 anos, achou a palestra muito interessante. “Eu achei a palestra muito útil, porque aqui aprendemos o que podemos e o que não devemos fazer no trânsito, isso vai me ajudar quando eu crescer, pois já vou saber como me comportar no trânsito”, disse a beneficiária.
A palestra integra a programação do Mês do Trânsito Seguro, promovido pelo Santuário Nacional. A iniciativa é realizada pelo quarto ano, e conta com a participação das Polícias Militar e Rodoviária Federal, Guarda Municipal e dos colaboradores do estacionamento do Santuário.
O gerente de Trânsito do Santuário Nacional, Júlio Oliveira, lembra que como igreja devemos sempre trabalhar visando preservar a vida do próximo. “É nosso papel enquanto igreja pensar na vida do outro, e trabalhando com as crianças temos um melhor resultado, estamos dessa maneira plantando a sementinha desde já e garantindo um futuro melhor para todos com menos mortes no trânsito”, esclarece Júlio.
O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro. Esta data está inserida na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 a 27 de setembro.
O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas possam mudar.
O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 mil pessoas.
Confira algumas atitudes que ajudam a evitar acidentes no trânsito:
• Não dirigir alcoolizado;
• Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas;
• Não ultrapassar o limite de velocidade;
• Usar sempre o cinto de segurança;
• Atravessar a rua nas faixas de pedestres;
• Conhecer e respeitar todos os sinais e leis de trânsito.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.