O tema da Campanha da Fraternidade de 2022, “Fraternidade e Educação” que tem como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor (PR.31,26)”, dialoga com a missão e realidade das obras sociais, como as vividas nos CASs e na creche administrada pelas Irmãs Imeldas. Por isso, nós conversamos com a Irmã Marilda Ferreira, coordenadora local do Centro de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida, localizado em Potim/SP, e que mantém a creche em parceria com a Congregação Redentorista.
CAS. Como vocês receberam o tema da Campanha da Fraternidade?
Ir. Marilda. Para nós não deixa de ser uma provocação. Às vezes a gente sente a necessidade de retomar alguns pontos que vão se perdendo pelo caminho, como o desejo de ter Jesus como mestre educador e pensar o que ele faria. Para isso nós buscamos trabalhar em parceria com a cidade, assim como o CAS, para conhecermos melhor a realidade de onde estamos inseridos.
CAS. De que forma a CF pode auxiliar escolas e educadores?
Ir. Marilda. Esta campanha vem muito forte para nós, o texto base mostra o caminho de um PPP (Projeto Político Pedagógico) que seria primeiro você ser iluminado pela Palavra de Deus, depois seria escutar a realidade do outro e por último discernir qual o método melhor para usar naquela situação, e a partir daí agir através de passos e metas. É um caminho de ensino pedagógico que nos ajuda muito a perceber as necessidades da criança, que neste momento de Pandemia, vai muito além de conteúdo.
CAS. Como as obras sociais exercitam a fraternidade e educação no dia a dia?
Ir. Marilda. Nós buscamos ajudar as pessoas na sua integridade, como um todo. Não adianta eu me preocupar com a criança somente do portão do projeto para dentro, eu preciso saber se ela está tendo o necessário para sobreviver em casa também. O Papa Francisco nos pede para sermos uma “igreja em saída” e assim nós buscamos ser na obra social, indo até as famílias e suas necessidades.
CAS. Como as famílias podem viver o tema da fraternidade em seus lares?
Ir. Marilda. O principal desafio hoje é conscientizar que a educação básica é papel da família, e o conteúdo é da escola. Os valores devem ser aprendidos em casa, e não por ensinamento, mas por testemunho, porque a criança repete o que vê em casa. Para que a educação aconteça nós precisamos do envolvimento de todos.
1/8
14ª Romaria Pe. Vítor deixa mensagem de esperança
Santuário Nacional de Aparecida celebrou a vida e missão do Venerável Redentorista. Saiba mais!
Profissão Perpétua: “Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus”
Ir. Orlando Augusto, C.Ss.R., confirma o seu ‘sim’ à Congregação do Santíssimo Redentor ao perpetuar os votos de pobreza, castidade e obediência
Santíssimo Redentor: o amor que redime
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça. Reze conosco neste dia especial!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.