Notícias

“Fala com sabedoria, ensina com amor”

Como as obras sociais dedicam-se a viver o lema da Campanha da Fraternidade

Escrito por Obras Sociais Redentoristas

13 ABR 2022 - 01H41 (Atualizada em 13 ABR 2022 - 02H35)

Camila Abreu

O tema da Campanha da Fraternidade de 2022, “Fraternidade e Educação” que tem como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor (PR.31,26)”, dialoga com a missão e realidade das obras sociais, como as vividas nos CASs e na creche administrada pelas Irmãs Imeldas. Por isso, nós conversamos com a Irmã Marilda Ferreira, coordenadora local do Centro de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida, localizado em Potim/SP, e que mantém a creche em parceria com a Congregação Redentorista.

CAS. Como vocês receberam o tema da Campanha da Fraternidade?

Ir. Marilda. Para nós não deixa de ser uma provocação. Às vezes a gente sente a necessidade de retomar alguns pontos que vão se perdendo pelo caminho, como o desejo de ter Jesus como mestre educador e pensar o que ele faria. Para isso nós buscamos trabalhar em parceria com a cidade, assim como o CAS, para conhecermos melhor a realidade de onde estamos inseridos. 

CAS. De que forma a CF pode auxiliar escolas e educadores?

Ir. Marilda. Esta campanha vem muito forte para nós, o texto base mostra o caminho de um PPP (Projeto Político Pedagógico) que seria primeiro você ser iluminado pela Palavra de Deus, depois seria escutar a realidade do outro e por último discernir qual o método melhor para usar naquela situação, e a partir daí agir através de passos e metas. É um caminho de ensino pedagógico que nos ajuda muito a perceber as necessidades da criança, que neste momento de Pandemia, vai muito além de conteúdo.

CAS. Como as obras sociais exercitam a fraternidade e educação no dia a dia?

Ir. Marilda. Nós buscamos ajudar as pessoas na sua integridade, como um todo. Não adianta eu me preocupar com a criança somente do portão do projeto para dentro, eu preciso saber se ela está tendo o necessário para sobreviver em casa também. O Papa Francisco nos pede para sermos uma “igreja em saída” e assim nós buscamos ser na obra social, indo até as famílias e suas necessidades.

CAS. Como as famílias podem viver o tema da fraternidade em seus lares?

Ir. Marilda. O principal desafio hoje é conscientizar que a educação básica é papel da família, e o conteúdo é da escola. Os valores devem ser aprendidos em casa, e não por ensinamento, mas por testemunho, porque a criança repete o que vê em casa. Para que a educação aconteça nós precisamos do envolvimento de todos.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Obras Sociais Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...