Os idosos do Programa Vida Ativa do CAS Perpétuo Socorro participaram da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com o tema central “Os Desafios de Envelhecer no Século 21 e o Papel das Políticas Públicas”, no último dia 21 de março, no Teatro Estação das Artes. O evento ocorreu no período da tarde e teve início às 13h00, se encerrando às 18h00 e contou com a participação de autoridades, membros da sociedade civil e pessoas interessadas em debater políticas públicas para a terceira idade. A abertura oficial aconteceu com apresentações culturais de grupos existentes na cidade.
Após as apresentações, os idosos tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra com a professora Mara Villas Boas de Carvalho, mestre e doutora em Enfermagem, que abordou assuntos como os cuidados necessários para manter a saúde, hábitos saudáveis e a necessidade dos idosos estarem sempre em movimento, buscando novos aprendizados a fim de retardar e minimizar a ocorrência de limitações naturais a esta etapa de vida.
Ao final da palestra, todos puderam fazer uma pausa para o lanche e em seguida iniciaram-se aos trabalhos de discussões e elaborações de propostas a respeito dos serviços voltados aos idosos em São João da Boa Vista. Os Eixos Temáticos da Conferência foram os seguintes: Eixo 1: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas; Eixo 2: Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Eixo 3: Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e Eixo 4: Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas. Os participantes foram divididos em 4 subgrupos diferentes, ficando cada um responsável por discutir um dos eixos e elaborar propostas de melhorias em cada área de prestação de serviço do município. Além das discussões, cada subgrupo pôde apresentar um ou mais candidatos a delegado.
Com a finalização dos trabalhos em grupo, a próxima etapa foi a apresentação das propostas de cada eixo para votação e aprovação na plenária e em seguida a eleição do delegado que representará o município na Conferência Estadual que ocorrerá ainda este ano.
Na semana anterior, foi realizada no CAS – Perpétuo Socorro uma Pré-Conferência em todos os grupos e oficinas do Programa Vida Ativa, buscando preparar e informar os idosos sobre o que é uma conferência, para que serve, quem pode participar, qual a sua finalidade, quais os assuntos que seriam abordados, além de sensibilizá-los para a importância da participação social e do exercício da cidadania na reivindicação de seus direitos.
A participação dos idosos do Programa Vida Ativa na Conferência foi muito válida, pois possibilitou que vivenciassem o exercício da cidadania e da busca pelos direitos de uma nova maneira em um evento com conteúdo de extrema importância e que abriu espaço para que colocassem seus pontos de vista e vivências em relação a terceira idade, podendo ser ouvidos sobre o que eles querem para um envelhecimento saudável e com dignidade.
Laurie de Paula
Educadora Social
1/4
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.