Por Obras Sociais Redentoristas Em Notícias Atualizada em 01 ABR 2019 - 08H59

Programa Vida Ativa participa da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Os idosos do Programa Vida Ativa do CAS Perpétuo Socorro participaram da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com o tema central “Os Desafios de Envelhecer no Século 21 e o Papel das Políticas Públicas”, no último dia 21 de março, no Teatro Estação das Artes. O evento ocorreu no período da tarde e teve início às 13h00, se encerrando às 18h00 e contou com a participação de autoridades, membros da sociedade civil e pessoas interessadas em debater políticas públicas para a terceira idade. A abertura oficial aconteceu com apresentações culturais de grupos existentes na cidade.

Após as apresentações, os idosos tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra com a professora Mara Villas Boas de Carvalho, mestre e doutora em Enfermagem, que abordou assuntos como os cuidados necessários para manter a saúde, hábitos saudáveis e a necessidade dos idosos estarem sempre em movimento, buscando novos aprendizados a fim de retardar e minimizar a ocorrência de limitações naturais a esta etapa de vida.

Ao final da palestra, todos puderam fazer uma pausa para o lanche e em seguida iniciaram-se aos trabalhos de discussões e elaborações de propostas a respeito dos serviços voltados aos idosos em São João da Boa Vista. Os Eixos Temáticos da Conferência foram os seguintes: Eixo 1: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas; Eixo 2: Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Eixo 3: Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e Eixo 4: Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas. Os participantes foram divididos em 4 subgrupos diferentes, ficando cada um responsável por discutir um dos eixos e elaborar propostas de melhorias em cada área de prestação de serviço do município. Além das discussões, cada subgrupo pôde apresentar um ou mais candidatos a delegado.

Com a finalização dos trabalhos em grupo, a próxima etapa foi a apresentação das propostas de cada eixo para votação e aprovação na plenária e em seguida a eleição do delegado que representará o município na Conferência Estadual que ocorrerá ainda este ano.

Na semana anterior, foi realizada no CAS – Perpétuo Socorro uma Pré-Conferência em todos os grupos e oficinas do Programa Vida Ativa, buscando preparar e informar os idosos sobre o que é uma conferência, para que serve, quem pode participar, qual a sua finalidade, quais os assuntos que seriam abordados, além de sensibilizá-los para a importância da participação social e do exercício da cidadania na reivindicação de seus direitos.

A participação dos idosos do Programa Vida Ativa na Conferência foi muito válida, pois possibilitou que vivenciassem o exercício da cidadania e da busca pelos direitos de uma nova maneira em um evento com conteúdo de extrema importância e que abriu espaço para que colocassem seus pontos de vista e vivências em relação a terceira idade, podendo ser ouvidos sobre o que eles querem para um envelhecimento saudável e com dignidade.

Laurie de Paula
Educadora Social


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Obras Sociais Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...