Nossa Senhora Aparecida
Palavra Redentorista

Salve a Padroeira do Brasil, Mãe do Redentor!

Escrito por Redentoristas

01 OUT 2021 - 09H53 (Atualizada em 01 OUT 2021 - 10H51)

Os devotos da Padroeira do Brasil mais uma vez homenageiam a sua Rainha. De todos os cantos do Brasil, eles voltam seus olhares para a cidade de Aparecida (SP), para homenagear a Imaculada Conceição, Mãe de Cristo, Mãe da Igreja e Mãe do povo brasileiro – “Senhora Aparecida”, assim chamada carinhosamente por essa gente que a encontrou nas águas do Rio Paraíba do Sul em 1717.

Três humildes pescadores - João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia - mostraram para o Brasil a manifestação amorosa de Deus quando, em sua rede, ao invés de peixes, apareceu Aquela que reconstruiria a esperança e a fé do povo brasileiro. Maria, como Mãe, na história da salvação tem uma missão especial de conduzir,  caminhar com os seus filhos até Cristo, pois Ela é medianeira de todas as graças. Santo Afonso de Ligório assim afirma: “Maria é o porto dos que naufragam, consolo do mundo, resgate dos cativos, alegria dos enfermos”.

Leia Mais3 maneiras de manifestar sua devoção a Nossa Senhora AparecidaDe cor negra, Maria se identifica com os seus filhos que viviam sob a escravidão, injustiça, os pobres e os famintos daquela época. Ela traz marcada em sua pele a dor daqueles que eram explorados e maltratados pelos poderosos.

De estatura pequena, Ela recorda que Deus se fez pequeno, se fez humano na encarnação para conquistar o coração do homem. Na pequenez do coração humano, Deus transforma em coração divino. É a divindade de Deus que engrandece o homem. Maria também se fez pequena para que pudesse ser acolhida pelos seus filhos e mostrasse a grandeza de ser a Mãe do Redentor.

Reprodução
Reprodução

Na rede, Ela apareceu quebrada, corpo e cabeça separados. A união dos dois membros mostra-nos o quão quebráveis somos ou podemos estar. Deus anseia reconstruir nossa vida, nossa alma, nossa esperança, nossa fé, nossa comunhão com Ele, pois Ele é a “cabeça e nós o tronco” (Jo 15,15). No encontro da imagem, Maria ensinou que a união renova a esperança, congrega o povo, fortalece a fé em comunidade e em família. Sem união, quebramos a aliança com Deus, vivemos quebrados espiritualmente e corporalmente e a vida não tem mais alegria.

Leia MaisVeja os bispos que estão na Novena de 2021Ela também deu a lição de que veio para reunir todas as raças, libertar seus filhos da maldade humana e conduzir todos a Deus. Maria não foi encontrada por um pescador, mas sim três amigos pescadores que, cansados de jogar a rede, já tinham perdido a esperança de conseguir algum peixe. O encontro de Maria com os três pescadores afirma que a fé deve ser vivida em comunidade, em família.

Ninguém se salva sozinho. A missão não pode ser exercida em nome próprio. Por isso, “Jesus enviou dois a dois” (Lc 10,1-24). Ele também disse que "onde estiverem dois ou mais reunidos em seu nome, ali estará Ele” (Mt 18,20). Os três pescadores foram testemunhas unânimes de que, naquele rio, naquela cidade Deus estava entregando sua Mãe para o povo sofrido, para ser a sua intercessora.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral


Em seu Santuário, Mãe e filhos trocam o mais doce olhar, na face escorrem lágrimas que expressam sentimentos de gratidão, agonia, tristeza, desespero... Ela, como Mãe, sabe o que os filhos querem falar ou que desejam pedir. Do coração de cada devoto, nasce a mais perfeita oração espontânea, em forma de súplica ou de agradecimento, seja para si ou por alguém que os devotos levam para depositar nas mãos da Mãe.

Leia MaisPor que Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira do Brasil?Tudo é depositado no coração materno da Senhora da Conceição Aparecida, porque seus filhos sabem que, recorrendo ao auxílio da Mãe, Jesus dará a Sua graça.

Maria, mulher que Eva não superou, tonou-se para a humanidade a Arca da Aliança, pois, por ela, “Deus se fez homem para salvar o seu povo” (Hb 9,22).

Se Maria nos aproxima de Deus, então com Ela somos o povo de Deus, do qual foste selada a aliança (Gn 9,8). É exatamente isto que somos convidados a refletir durante a Novena e Festa da Padroeira do Brasil 2021. O tema central: “Com Maria, somos povo de Deus, unido pela aliança”, nos remete a sermos perseverantes nessa travessia até chegarmos ao encontro definitivo com o seu Filho Unigênito Jesus Cristo, nossa salvação. 

Thiago Leon
Thiago Leon


O tema central reforça o apelo que o Concílio Vaticano II fez no segundo capítulo da Constituição Dogmática Lumen Gentium, incentivando os leigos a assumirem seus ministérios na Igreja para ajudar na sua ação evangelizadora. A mesma também apresentou a Igreja como Povo de Deus em busca da santidade.

Leia MaisLives emocionaram o seu coração durante novena e festaA Sagrada Escritura é a perfeita imagem histórica de Povo de Deus, que “caminha pelo deserto” (Sl 105,39). Ao mesmo tempo, somos convidados a refletir a dimensão de Povo de Deus, conforme nos pede o Concílio Vaticano II e a nossa busca pela santidade cotidiana.

Hoje somos o povo de Deus, que recebeu por herança a sua Aliança feita deste o Antigo Testamento (Gn 17,7). Por isso, o tema da festa traz a dimensão bíblica, que nos exorta a voltarmos à Sagrada Escritura, para fazermos uma releitura e redescobrirmos a companhia de Deus em nossa vida, pois Ele nunca esquece da Aliança estabelecida com o seu povo (Ex 6,5).

Senhora Aparecida, ajudai-nos a sermos esse povo de Deus, sede a nossa coragem no deserto da vida, abri nosso coração para escutar seu filho Jesus, aceitai nossa homenagem, ouvi nossas preces, intercedei pelos que te imploram e ajudai o nosso Brasil!

Viva a Mãe de Deus e nossa – Senhora Aparecida!

Irmão Carlos José da Cunha, C.Ss.R.
Missionário Redentorista – São Paulo SP
Graduado em Teologia pelo Centro Universitário Claretiano
Graduado em Administração e Pós-Graduado em Psicologia Organizacional
pela Universidade 
Paulista – UNIP

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Palavra Redentorista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.