Notícias

Agentes vocacionais: instrumentos do Redentor à serviço da missão

Emaús é aqui, Emaús somos nós

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

11 DEZ 2023 - 10H05 (Atualizada em 13 DEZ 2023 - 08H57)

Secretariado Vocacional Redentorista

“Vocação: graça e missão!” Inspirados pelo 3º ano vocacional da Igreja no Brasil, o Secretariado Vocacional Redentorista desempenhou um trabalho direto de animação e formação junto aos agentes vocacionais em 2023, com o intuito de fomentar a importância da oração pelas vocações e despertar nos jovens o ardor missionário.

Neste intuito, o Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida (SP) nos dias 08, 09 e 10 de dezembro, acolheu representantes dos grupos de Agentes Vocacionais das paróquias e comunidades redentoristas: Sorocaba (SP), Araraquara (SP), São João da Boa Vista (SP), Tietê (SP), Campinas (SP) e Santa Bárbara d'Oeste (SP) para um encontro de formação.

Com o tema: “Emaús é aqui, Emaús somos nós”, assessorou o encontro a Irmã Clotilde, do instituto das irmãs Apostolinas, além dos Promotores Vocaionais, participaram das atividades, Irmã Jucilene Aleixo, MAD, Irmão Gilson Gaigher, C.Ss.R. e Padre Jonathan Antônio, C.Ss.R.

Neste intuito, atentos à Constituição Redentorista nº 79, temos a plena consciência de que, na medida em que cultivamos a própria semente da vocação religiosa missionária, somos responsáveis, a partir de nosso testemunho de vida, a promover incessantemente outros corações disponíveis para responderem ao chamado de Deus e colocarem seus pés a caminho.

Secretariado Vocacional Redentorista
Secretariado Vocacional Redentorista
Promotores Vocacionais em momento de formação com os agentes leigos redentoristas


As reflexões e partilhas dinamizaram os momentos formativos, contando com a participação dos seminaristas, religiosos e leigos das comunidades onde os redentoristas se fazem presentes.

Como caminho formativo, procuramos, enquanto Secretariado Vocacional, ouvir e animar os próprios agentes, fazendo-os perceber a beleza do chamado que o Redentor os faz, a partir do cotidiano existencial. Discernindo a vocação recebida como graça, o serviço do agente é transformado em missão, na gratuidade do Evangelho. Tal serviço demonstra-se na alegria de ser um vocacionado e poder contribuir no percurso vocacional dos jovens que ainda estão discernindo a inquietação que brota do coração.

Neste sentido, ser agente vocacional é ser instrumento de Deus no seio da comunidade cristã, comunidade essencialmente discipular, que tem o próprio Jesus de Nazaré como Caminho, Verdade e Vida. Quando esse serviço é desenvolvido na gratuidade, toda a Igreja colherá muitos frutos de vida e de amor, singelas vocações para a messe do Senhor.

Secretariado Vocacional Redentorista
Secretariado Vocacional Redentorista
Equipe vocacional após Celebração Eucarística no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida


Caros jovens, deixem-se surpreender pelo chamado de Deus em suas vidas! Ele nos chama para que sejamos suas testemunhas em meio ao mundo carente de amor, fraternidade, solidariedade e paz. Continuando os passos do Redentor, conscientes de nossa vocação, seremos pessoas realizadas e poderemos contribuir para a realização dos demais. Vocação é graça, é missão, no seio da Igreja e no mundo.

Fr. Thiago Ceará Pereira, CSsR


Quer ser um Missionário Redentorista Padre ou Irmão? Clique aqui!

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...