Por Thamara Gomes Em Notícias

Testemunho Vocacional: Davi Xavier

Apresentamos a vocês, jovens, mais um testemunho vocacional. Vocês vão conhecer o seminarista Davi Xavier. Ele está na etapa do Aspirantado (Propedêutico).

1- Com quantos anos teve o primeiro contato com os redentoristas e aonde?

 

Seminarista Davi Xavier

Conheci os Missionários Redentoristas através de livros e panfletos que deixaram em uma missão na cidade de Cambuí–MG, e depois meu contato diretamente com os redentoristas foi em Aparecida, em 2009.

2- Como você percebeu que tinha vocação para a vida missionária e como aconteceu seu chamado?

Minha Vocação veio surgindo aos poucos em minha vida, meus pais desde pequeno sempre me levavam a participar com eles na comunidade, participando de celebrações, catequese e Congregação Mariana, movimento (grupo de leigos) o qual todos os membros são consagrados a Maria e tem por missão Amar e Servir e buscar a santidade pessoal e a santidade do próximo, na Paróquia Divino Espírito Santo da Cidade de Siqueira Campos-PR.

 

Quando se tem vontade, Deus prepara tudo, nos da força, fé e perseverança e abre as portas e ilumina nossos caminhos para seguir a ele.

No grupo de jovens Marianos (JAM), sempre me despertei para este trabalho na igreja, mas nunca dizia a ninguém sobre esta minha vontade. Na verdade, sentia certo medo por não saber na verdade o que acontecia comigo. Desde pequeno aprendi a ter esse imenso amor a Nossa Senhora. Sentia algo diferente, mas não entendia bem o que era. Os anos foram se passando, eu passei por experiência de namoro, emprego, e mesmo assim não me sentia bem, parecia que sempre me faltava algo. 

 

Símbolos redentoristas

Todos os anos tínhamos a tradição de irmos a Aparecida – SP, em romaria. A partir de 2009, além de irmos com romaria a Aparecida, passamos a ir também em congressos Marianos no Seminário Santo Afonso. Participando dos congressos, passei a conhecer os seminaristas e padres redentoristas. Conversando com eles passei a me interessar pelo trabalho missionário, e vendo toda a vida deles, o trabalho, a missão, começou algo mais forte a surgir dentro de mim. No início não entendia o que era, mas aquilo sempre passava em minha mente.

Fui atrás de ajuda para entender o que acontecia comigo. Foi então que, conversando com o padre Ivan Pedro de Oliveira, fui aconselhado a ir buscar e entender isto que se passava comigo, a ter este discernimento, buscar saber se esta era minha vocação. Pesquisando e buscando informações passei a conhecer melhor o trabalho dos redentoristas e descobri que o carisma mariano deles era muito forte, e assim, como em um amor à primeira vista já me simpatizei, me senti atraído, motivado a ser um Missionário Redentorista. Hoje, estou no seminário, namorando este carisma, esta congregação.

 

Davi e os seminaristas do Propedêutico 2013

3- Quais são os principais desafios para se aceitar o chamado á vida religiosa?

Primeiramente a decisão para seguir este caminho não é nada fácil. Eu já tinha uma vida estabilizada antes de começar a seguir este caminho, mas como se diz, se Deus chama, e se for da vontade dele, será. Santo Afonso Maria de Ligório nos deixou uma linda frase: “É preciso Deixar tudo para ganhar tudo”. Deixar família, amigos e emprego foi o primeiro desafio, não foi muito simples, mas deixei para um bem maior, deixei uma família para estar em outra família, e para levar o Cristo Redentor a todos. A decisão não é fácil, mais também não é impossível. Quando se tem vontade, Deus prepara tudo, nos da força, fé e perseverança e abre as portas e ilumina nossos caminhos para seguir a ele.

4- O que mais te encanta na vida missionária?

O que mais me encanta na vida e no trabalho missionário é essa missão, a dedicação e o atendimento aos mais desfavorecidos, o imenso Amor a Mãe de Jesus, e o levar o Redentor a todas as pessoas, através dos meios de comunicação, trabalho com as missões populares e o atendimento nas comunidades e Santuários onde atuam.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thamara Gomes, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.