Notícias

Uma opção de Vida com simplicidade e amor

Doação, entrega, serviço e disponibilidade, confirmam o sim ao chamado abraçando os passos de Santo Afonso

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista

19 SET 2022 - 10H30 (Atualizada em 19 SET 2022 - 12H00)

A12

Estamos num mundo marcado pela ganância, predominado pelo consumismo exacerbado, o ter precede o ser. O ódio perambula em nossa sociedade causando a maldade, o desrespeito e o desamor, não somente com os nossos irmãos, mas também com Deus.

O capitalismo reina na sociedade de tal modo que estamos alienados a este sistema, a ponto de não conseguimos perceber a desigualdade social, isto é, a falta de acesso a educação, aos baixos salários e aos serviços básicos, como transporte, habitação e saneamento básico. Deste modo, poucos são os detentores de poder aquisitivo, aqueles que possuem poder de compra e rendimentos, o capital gira em torno deles, por outro lado, muitos são os que não possuem tamanha riqueza, ou estão a mercê deste pequeno grupo maioritário. Aí, os mais vulneráveis, se encontram nas periferias existenciais, na miséria, passando por dificuldades humanitárias.

A pandemia de Covid-19 nos alertou e, ao mesmo tempo, abriu os nossos olhos para que pudéssemos perceber o quão desregrados estávamos. O planeta Terra estava aos poucos sendo deteriorado com as poluições ambientais, hídricas, atmosféricas, e a Mãe Terra nos alertando, com as crises climáticas como chuvas e secas fora de época, contudo não conseguíamos entender e perceber a tamanha gravidade em frente a rotina frenética que levamos.

Leia Mais5 vezes em que São Clemente foi pobre com os pobresO amor de São Geraldo para com os pobresQuantas pessoas estão passando por dificuldades, não somente as espirituais, mas as corporais, como o desemprego, a falta de renda e a fome, principalmente, os marginalizados presentes em nosso país à nossa vista. Não obstante a esta realidade, temos visto quanto o ódio tem reinando em nosso mundo, como a guerra da Ucrânia que, por falta de amor, desrespeito e ganância, ceifam vidas inocentes. No Brasil, temos observado a divisão política entre os lados, sobretudo os extremistas, polarizados, incitando o ódio nas pessoas, a falta de amor para com o próximo e até mesmo com a Igreja.

Em frente a esta realidade repugnante estamos nós, cristãos, perseverantes na fé em que professamos, como batizados, assumindo a causa do Evangelho. Os religiosos também, de modo mais radical, e citando de forma especial, os Missionários Redentoristas, estes são imbuídos pelo carisma de nosso Pai Santo Afonso, somos chamados a sermos testemunhas do Redentor neste mundo ferido. A sermos testemunhas de uma vida simples, imerso em um mundo consumista, testemunhas do amor Redentor para levarmos a Copiosa Redenção neste mundo concentrado no ódio.

O nosso carisma é muito específico, ser missionário através da simplicidade e do amor. Homens chamados a seguir a Jesus Cristo mais de perto, para testemunharmos o seu amor de uma maneira audaciosa que vá de encontro aos mais empobrecidos deste mundo ferido. Uma vida de doação e entrega, de serviço e disponibilidade, assim confirmamos o nosso sim abraçando os passos de Santo Afonso. É isto que consta em nossa constituição nº 20, “seguindo contentes a Cristo Salvador, participam de seu mistério e anunciam-no com evangélica simplicidade de vida e de linguagem (...) a fim de levar aos homens a Copiosa Redenção, o destaque para a simplicidade e o amor. 

arquivo pessoal
arquivo pessoal
Irmãos Junioristas Redentoristas


Ao professarmos os nossos votos religiosos assumimos esta humildade e fraternidade, abdicando todos os bens materiais supérfluos que nos distanciam do amor redentor e de uma vida simples e fraterna. Por isso, somos testemunhas deste amor no mundo ferido, estando presente em diversas áreas pastorais e a frente de obras sociais. Portanto, somos todos chamados a assumir nossa vocação, pautada na simplicidade e sermos propagadores deste amor redentor para que todos tenham voz e vez.

Ir. Thiago Gomes, C.Ss.R.

Juniorista - 1° ano de Teologia


Somos chamados a assumir nossa vocação. Clique aqui!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Secretariado Vocacional Redentorista, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.