Por Flávia Gabriela Em Releases

Abertura da semana de combate ao Trabalho Infantil será neste domingo

Celebração contará com autoridades do Tribunal Superior do Trabalho e Ministério Público

Uma celebração às 7h30 do próximo domingo, dia 9, marcará a abertura da Semana da Criança – uma semana de atividades que quer chamar a atenção para a problemática do Trabalho Infantil no Brasil. Entre os confirmados para a celebração estão o Ministro Presidente do TST - Ives Gandra da Silva Martins Filho e a Ministra do TST - Maria de Assis Calsing.

O evento, abraçado pelo Santuário Nacional, é uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, integrando o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, e do Ministério Público do Trabalho (MPT) – Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região.

A atividade, intitulada Semana da Criança, acontece de até dia 16 de outubro especialmente por conta do dia de Nossa Senhora Aparecida, data marcante para o Santuário que recebe milhares de fiéis, e também pelas comemorações do Dia da Criança.

Segundo o presidente do Comitê Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-15, desembargador João Batista Martins César, o combate ao trabalho infantil enfrenta uma resistência cultural no Brasil, pois é aceito com naturalidade quando se trata de crianças em situação de vulnerabilidade social. Para João Batista, a Igreja Católica tem uma grande história de atuação na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “Um exemplo disso são as Pastorais do Menor espalhadas por todo o País. Tendo em vista o grande fluxo de peregrinos no Santuário, a visibilidade e a importância do templo no Brasil e no mundo, uma estratégia de ação com este foco pode trazer bons resultados, proporcionando reflexão e conscientização sobre essa questão”, explica.

Participam da iniciativa os Tribunais Regionais do Trabalho da 15ª e 2ª Regiões, Procuradorias Regionais do Trabalho da 15ª e 2ª Regiões, Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FNPETI  e o Fórum Estadual para Erradicação do Trabalho Infantil.

Missa de abertura contará com assinatura de carta de intenções

A programação da Semana da Criança está recheada de atividades para crianças, pais, educadores e público em geral. Serão palestras, missa, distribuição de cata-ventos (símbolo mundial de enfrentamento ao trabalho infantil) e de cartilha com 50 perguntas e respostas sobre o tema, recreação no Espaço Devotos Mirins, entre outros. 

A programação inclui ainda a Exposição Itinerante "Um Mundo Sem Trabalho Infantil", concebida pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho em parceria com a Comissão de Documentação do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A mostra busca retratar as piores formas de trabalho infantil, para que a sociedade exija o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes a fim de garantir a esses jovens um futuro digno e equilibrado.

No dia 9, uma celebração às 7h30 no Altar Central da Basílica marca o início da programação.  Além de contar com autoridades dos projetos de erradicação do trabalho infantil no Brasil, uma carta de intenções será lida e assinada ao final da celebração, alertando sobre a dimensão do problema no País.A missa será transmitida pela Rede Aparecida de Comunicação, TV Cultura e emissoras coligadas.

Já confirmaram participação o presidente do TST, ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, bem como a ministra Maria de Assis Calsing, vice-coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho. Estarão presentes também o procurador-geral do MPT, Ronaldo Curado Fleury, o presidente do TRT-15, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, diversos magistrados do Regional e Procuradores do Trabalho.

Na programação estão previstas exposições, distribuição de leques e adesivos, atividades para crianças de 0 a 11 anos, com Visita à Imagem, recreação no Centro de Eventos padre Vítor, distribuição de balões e brincadeiras.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Flávia Gabriela, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...