Por Família dos Devotos Em Notícias Atualizada em 18 JUN 2018 - 11H59

Rezando com Maria: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

perpetuo do socorro.jpg

Na ladainha de Nossa Senhora estão elencados os mais belos títulos com os quais a Igreja homenageia Maria, a Mãe de Jesus.

Maria recebe, também, títulos originados de suas aparições no decorrer da história ou de acordo com as necessidades de seus filhos.

Vamos aprender um pouco mais sobre o título de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, devoção difundida pelos Missionários Redentoristas.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um ícone em estilo bizantino muito antigo, que representa a Virgem da Paixão com o Menino Jesus nos braços.

Acredita-se que a imagem, que tem fama de milagrosa, tenha sido pintada por São Lucas.

Muito mistério envolve a história do quadro original, que teria sobrevivido a um naufrágio, logo após ter sido roubado da ilha de Creta, na Grécia, onde era venerada em fins do século XIV.

Diante da ameaça de invasão dos mulçumanos, um comerciante da ilha levou a pintura para Roma. Lá o quadro ficou exposto, por mais de três séculos, na igreja de São Mateus, onde os fiéis podiam venerá-lo. Não sofreu nenhum dano, quando essa igreja foi destruída por um incêndio criminoso, e ainda ficou intacto após a invasão das tropas de Napoleão. O quadro ficou desaparecido por muitos anos nos escombros da igreja, até ser novamente descoberto.

Em 1866, o Papa Pio IX entregou o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro aos missionários redentoristas e pediu:

“Fazei-a conhecida no mundo inteiro”.

Com a chegada dos missionários ao Brasil, em 1894, a devoção à Senhora do Perpétuo Socorro se espalhou por todas as regiões brasileiras.

O título nos lembra que Maria foi também força e socorro para seu Filho. Na pintura, os arcanjos Gabriel e Miguel mostram os instrumentos da Paixão de Cristo: a cana com a esponja, a lança, os cravos e a cruz.

Maria foi quem carregou o Cristo no ventre até ser presença aos pés da cruz, dando-lhe conforto e segurança materna. No quadro, o semblante do pequeno Jesus está assustado e recorre às mãos de sua Mãe.

O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma pintura com muitos significados, como o olhar de Maria “direto a quem olha para Ela” dócil e atenta a nossos pedidos.

É uma das invocações a Nossa Senhora mais difundidas no mundo atual, devido ao seu olhar acolhedor e terno, que inspira segurança e proteção.

A sua festa é celebrada dia 27 de junho, e o quadro original hoje se encontra em Roma, na Igreja de Santo Afonso.

7 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Família dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...