Por Matheus Andrade Em Releases

Santuário Nacional de Aparecida inicia preparação de tricentenário com recorde de devotos na Festa da Padroeira

Foto: Thiago Leon

Por Matheus Andrade

O dia 12 de outubro de 2014 é um novo marco na história do Santuário Nacional de Aparecida. Foi o dia da Festa da Padroeira com o maior público em sua história, com 195.078 devotos presentes na Casa da Mãe, e também o início das reflexões para a comemoração dos 300 anos do aparecimento da Imagem de Nossa Senhora.

Os quase 200 mil peregrinos de todas as partes do Brasil que estiveram na Festa da Padroeira deste ano puderam participar da Missa Solene às 9h e de mais cinco celebrações durante todo o dia. Acompanharam uma homenagem a Nossa Senhora ainda no período da manhã, a Consagração Solene no início da tarde e a grande Procissão que, no início da noite, conduziu os devotos da Matriz Basílica ao Santuário Nacional para a Missa de encerramento.

Antecedendo à Festa, uma Novena iniciada em 3 de outubro contou também com procissões, apresentações musicais, homenagens e uma benção especial aos animais. Tudo com participação assídua dos romeiros. 

Tanto a programação da Novena, quanto da Festa refletiram sobre a inspiração em Maria àqueles que sofrem as dores do mundo, como a exclusão e opressão social, sob o tema “Com a Mãe Aparecida, ser solidários na dor!”.

A Festa da Padroeira deste ano foi também o início da preparação para as comemorações do tricentenário do aparecimento da Imagem. Assim, pretendeu também motivar os fiéis a estender as comemorações entusiasmadas deste 12 de outubro pelos próximos três anos.

Este foi o primeiro ano do Tríduo preparatório para a celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul. Em 2015 e 2016 a Festa fará novamente referência para a grande celebração que acontecerá em 2017, quando se comemorará três séculos de bênçãos e graças recebidas de Deus,  por intercessão da Virgem Maria, e que deve contar com a participação do Papa Francisco.

 

Tricentenário de bênçãos 

Até o jubileu dos 300 anos várias atividades estão previstas para preparar o coração e a espiritualidade dos Devotos de Nossa Senhora Aparecida para grande Festa que se aproxima. Até lá, a Basílica finalizará intervenções em sua estrutura que servem como símbolos da grande devoção que o povo tem a Nossa Senhora. Um campanário será inaugurado na área externa, o acabamento interior estará finalizado e a cúpula central terá todo seu revestimento já colocado.

De 2014 a 2017 toda a Igreja no Brasil deverá também se dispor a participar das celebrações do tricentenário de bênçãos. Todas as arquidioceses, dioceses, prelazias e capitais brasileiras poderão ser visitadas pela imagem peregrina da Padroeira do Brasil. Atualmente dez episcopados já receberam a imagem. 

As comemorações também acontecerão fora do país. Em maio de 2015, em Fátima, Portugal, haverá a entronização da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no maior Santuário Mariano daquele país, festejo semelhante ao que já aconteceu este ano no Brasil, também em maio, quando a Imagem de Fátima foi trazida a Aparecida.

Como em 2017 a cidade de Fátima comemorará 100 anos das aparições de Nossa Senhora aos três pastorzinhos, algumas programações acontecerão simultaneamente nos dois Santuários. A primeira foi a reza do Terço via Satélite, que aconteceu no último dia 10, durante a Novena preparatória para Missa Solene de Nossa Senhora como Rainha e Padroeira do Brasil. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Matheus Andrade, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...