Por Campanha dos Devotos Em Notícias

A festa de Corpus Christi – O Deus conosco

ostensorio

Na festa de “Corpus Christi”, proclamamos publicamente a nossa fé na presença real de Jesus na Eucaristia.

Esta presença misteriosa, porém real, nos sinais do pão e do vinho, nos lembra as palavras de Jesus: “Isto é o meu corpo”, “Este é o cálice do meu sangue”. Na Eucaristia se cumpre, de maneira especial, a promessa que Jesus fez aos Apóstolos e a nós: “Eis que estarei convosco todos os dias até o final dos tempos”.

Ele está conosco como alimento, alimento espiritual, garantia de vida eterna: “Tomai e comei”, “Tomai e bebei”. E o Verbo que se fez carne fez da sua carne alimento para nós, para continuar sendo o Emanuel, o Deus Conosco, para o nosso bem e para a nossa salvação. Este é o verdadeiro pão descido do céu para a vida do mundo, quem come a sua carne e bebe o seu sangue tem n’Ele a vida em abundância, a vida eterna.

Esta solenidade nos lembra também a Eucaristia como sacrifício, isto é, como memorial do mistério da paixão, morte e ressurreição do Senhor, conforme rezamos após a consagração: “Anunciamos, Senhor, a vossa morte, e proclamamos a vossa ressurreição”. Na Eucaristia, celebramos o mistério pascal, celebramos a nova e eterna aliança entre Deus e a humanidade.

Celebrar a Eucaristia também é celebrar a nossa comunhão com Cristo e por meio Dele com o Pai no Espírito Santo. É celebrar, também, a comunhão entre nós e com toda a Igreja. “Nós somos muitos, mas formamos um só corpo, o Corpo do Senhor, que é a sua Igreja.” Após a consagração, afirmamos em forma de súplica: “Vinde, Senhor Jesus”. A Igreja, a esposa de Cristo, diz ao seu amado: Maranata, vem Senhor Jesus! Venha para a comunhão perfeita conosco, porque nós somos a Nova Jerusalém, a esposa sem ruga e sem mancha que desce vestida como a noiva para a realização das núpcias do Cordeiro.

Prezados devotos de Nossa Senhora Aparecida, este tema é inesgotável. Recordei com vocês alguns aspectos do mistério da Eucaristia, que julguei mais importante para que, nesta solenidade do Corpo e do Sangue do Senhor, possamos dar mais esta alegria à nossa Mãe Celestial, reconhecendo e agradecendo o amor de seu Filho Jesus ao nos deixar este sacramento de sua presença entre nós.

Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis

Arcebispo de Aparecida - SP

13 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Campanha dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.